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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ATIVIDADE FUNDAMENTAL PARA ADESÃO DE PRÁTICAS SAUDÁVEIS DE VIDA
Relatoria:
LEDINÉIA BENEDITO SILVA
Autores:
  • Rafael Fernandes Demarchi
  • Michele de Melo Mariano
  • Juliana Herrero da Silva
  • Juliana Fernandes Cabral
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÂO: A influenza do subtipo H1N1 é uma infecção viral aguda grave do sistema respiratório, causada pelo vírus da influenza tipo A. Uma importante arma de prevenção em saúde é a imunização, “a vacinação”, e o Ministério da Saúde vem realizando campanhas anuais de vacinação, uma das mais importantes é a da Influenza. A Educação em Saúde pela sua importância deve ser compreendida como um instrumental essencial de prevenção dessa infecção (BRASIL, 2015). OBJETIVO: Descrever a importância da educação em saúde como instrumento essencial para prevenção da influenza. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, oriundo da vivência de um grupo de acadêmicos do 9° semestre de graduação em Enfermagem da Unemat, em uma atividade de Educação em Saúde, realizada em abril de 2016, nas escolas e creches do município de Tangará da Serra - MT. RESULTADOS: Participou das ações, um grupo de crianças em diferentes faixas etárias. Os resultados forma organizados em eixos temáticos, os quais são: 1) A importância de atividade educativa coletiva nas escolas: foram realizadas atividades educativas sobre “lavagem correta das mãos”. 2) A valorização da avaliação da técnica: os acadêmicos chegaram até à escola, se apresentaram para os alunos, e em seguida explicaram para as crianças o que era influenza, que é necessário se prevenir para não contrair esse vírus. 3) Valorização da experiência de aprendizagem pelos acadêmicos de Enfermagem: a experiência adquirida foi de suma importância, pois além de contribuir para a ampliação do conhecimento das crianças, favoreceu o aprendizado dos acadêmicos tendo a oportunidade de trabalhar com uma equipe multidisciplinar. Educar para a saúde implica ir além da assistência curativa, significa dar prioridade a intervenções preventivas e promocionais (MOUTINHO, 2014). CONCLUSÃO: Nesse estudo observou-se que a Educação em Saúde é instrumental importante e deve ser valorizada pelas instituições de educação e de saúde como estratégia essencial no processo de conscientização individual e coletiva da comunidade, para promoção da saúde e prevenção de doenças.