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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA CONSTRUÇÃO DAS HABILIDADES DO FUTURO ENFERMEIRO DURANTE A GRADUAÇÃO
Relatoria:
CAROLINA PICOLOTO
Autores:
  • Leonardo Alves Rodrigues dos Santos
  • Ana Claudia Pereira Terças
  • Marinez Cargnin Stieler
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Na sociedade democrática e heterogênea os professores cada vez mais têm o desafio de organizar e melhorar a aprendizagem por parte dos seus alunos e prepará-los para a vida profissional. A aprendizagem cooperativa é um método de ensino no qual os alunos trabalham em conjunto objetivando maximizarem sua própria aprendizagem e a dos colegas. Objetiva-se reconhecer a aprendizagem cooperativa como contribuição para a formar um enfermeiro capacitado com caráter multidisciplinar e habilidade de trabalho em equipe. Trata-se de uma revisão de literatura realizada no período entre de maio de 2015 a junho de 2016 através dos descritores: aprendizagem cooperativa, trabalho cooperativo e aprendizagem em grupo, utilizando a base de dados SIBiUSP e SciELO, e página online da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Inclusos aqueles disponíveis em idioma Português (BR) e Inglês, completos, publicados nos últimos cinco anos e que se relacionavam com o tema através da leitura do título e resumo, resultando em uma amostra final criteriosa de 5 artigos analisados. A aprendizagem cooperativa é apontada pela literatura com inúmeras vantagens de partilha na aprendizagem e construção profissional. Muitos professores já utilizam essa técnica como ferramenta de trabalho em sala de aula. A formação de grupos de aprendizagem cooperativa busca desenvolver atividades que contemplem a internalização de conhecimento e habilidades sociais tais como: a comunicação, cooperação, trabalho em equipe, pensar e avaliar em coletivo. Tais habilidades são ditas como qualidades que o enfermeiro deve ter perante sua equipe multidisciplinar na comunidade. Assim, o enfermeiro, mediante a posição de líder frente à equipe de trabalho e na comunidade, pode desenvolver técnicas de articulação necessárias para resolução de problemas cotidianos que podem ser solucionados e aprimorados através da aprendizagem cooperativa ainda na graduação, ficando assim como uma alternativa ao ensino tradicional nos cursos de graduação em enfermagem.