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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
ENFERMAGEM NA ESCOLA - A EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DE PALESTRAS
Relatoria:
THIAGO WILLIAM BARROS CUNHA
Autores:
  • ABINAEL DOURADO PERES DE SOUSA
  • YANO LIRA GONÇALVES
  • MARCOS VINICIUS COSTA FERNANDES
  • ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A fase da adolescência é de transformação constante , seja por conta das mudanças naturais do corpo , processo de amadurecimento intelectual ou pelo anseio de se integrar num grupo social. Muitos por conta desta transformação constante tornam-se suscetíveis a experiências que podem marcar negativamente a sua vida, como a gravidez na adolescência e as infecções sexualmente transmissíveis. O projeto enfermagem na escola visa realizar a interação através da educação em saúde entre a área da saúde, escola e alunos, através de uma abordagem mais próxima ao seu vocabulário, facilitando o entendimento. O inicio da vida sexual, precoce potencializa a vulnerabilidade à infecções sexualmente transmissíveis (IST) ,à gravidez na adolescência , tornando a educação em saúde nas escolas , um meio de extrema importância na conscientização e prevenção primária.OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a realização de palestras como ferramenta para a Educação em Saúde a jovens e adolescentes da rede publica de ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca do projeto Enfermagem na escola, desenvolvido na cidade de Manaus-AM, do período de março de 2016 a julho de 2016. RESULTADOS: Observamos que o adolescente muitas vezes reproduz o que as mídias e os círculos de amizades o apresentam, sem levar em conta os riscos e consequências de tais atos. A abordagem aos jovens e adolescentes através de palestras, mostra-se eficaz, uma vez que foi possível identificar a interação, por meio das duvidas expostas pelos adolescentes e elucidadas pelos participantes do projeto. Notando assim o protagonismo da enfermagem nesse processo de desmitificar as informações que outrora fora passadas como naturais e sem nenhum risco presente. CONCLUSÃO: Não seria errôneo afirmar que o termo adolescente pode ser substituído por descobertas. Muito em virtude desta ansiedade de se descobrir, tende a não se preocupar com os riscos a saúde, sendo assim, não observam a importância da prevenção e promoção a saúde, a ações de conscientização por conta de não entender o que está sendo transmitido. Cabendo a Enfermagem proporcionar meios de atrair esta faixa etária, de modo que as informações sejam transmitidas de forma clara e objetiva.