LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
O ENSINO DE OBSTETRÍCIA PARA ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JOSINETE GONÇALVES DOS SANTOS LÍRIO
Autores:
  • Andrey Ferreira da Silva
  • Vera Lúcia de Azevedo Lima
  • Gilson Alan Costa Lima
  • Valdinei Sampaio Santa Cruz
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ensino técnico em enfermagem vem se aprimorando com o passar dos anos devido à necessidade do mercado de trabalho de profissionais de enfermagem capacitados para atuar em diversas áreas, dentre elas a enfermagem obstétrica. Objetivo: Relatar a experiência de professores de um curso técnico de enfermagem acerca do ensino da disciplina enfermagem obstétrica. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem qualitativa com base na experiência de professores de um curso técnico localizado em Belém durante a disciplina Enfermagem obstétrica. Resultados: Observou-se que a disciplina tem como principal método de ensino o modelo tradicional com relevância na transmissão de conhecimento por se tratar de uma área de conhecimento com conteúdos extensos e poucas possibilidade de utilização de outros métodos de ensino, mas que quando associado aulas teóricas a outros recursos bem como o data show, vídeos e demonstrações práticas em sala, os alunos identificam-se com a disciplina despertando o interesse acerca na mesma. Considerações: O ensino de enfermagem em obstetrícia é de extrema importância para que esses futuros profissionais possam atuar na área com segura e ética. O docente em enfermagem obstétrica precisa dominar os assuntos deste campo de atuação para passar aos discentes o conhecimento com responsabilidade e segurança, e avançar nas tentativas de incluir as metodologias ativas em sala de aula. Referências: Ito EE, Peres AM, Takahashi RT, Leite MM. O ensino de Enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev Esc Enferm Usp.