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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
O IMPACTO TRANSDISCIPLINAR DE UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM NA VIVÊNCIA EM SAÚDE, MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA
Relatoria:
LILIAN TORQUATO DOS SANTOS CAMPOS
Autores:
  • Jean Paulo Campos
  • Giovanní Campos
  • Joseane Rodrigues de Oliveira
  • Marcio de Oliveira Ramos
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A saúde por essência admite o cuidado como um todo, mas a urgência do mercado de trabalho aponta para uma realidade restrita ao ambiente hospitalar, criando a necessidade de um ambiente transdisciplinar que envolva as demais ciências. Neste relato de experiência, apresenta-se o contexto e a motivação da criação da SAMATech. Objetiva-se relatar a vivência de um ambiente de aprendizagem transdisciplinar e elucidar a necessidade de buscar a construção de um pensamento complexo. O desconhecimento da interferência de outras ciências, favorecerem a perpetuação do modelo hospitalocêntrico, ainda na formação acadêmica do profissional de saúde. Este trabalho descreve a construção de um pensamento transdisciplinar, com foco nos profissionais e estudantes da área da saúde e demais ciências. Baseou-se na política nacional de educação permanente, na transdisciplinaridade e na teoria do pensamento complexo. Transformações sofridas nos últimos anos no âmbito da docência e as crescentes mudanças técnicas-científicas levam à necessidade de atualização e outras estratégias no processo de educação. Pouco adianta ter acesso a informação se há falta de sólidos critérios que possibilite selecioná-las e articulá-las. A SAMATech surge como responsável por transformar esse anseio por um modelo de ensino mais atual. Este ambiente de aprendizagem focado na vivência transdisciplinar, apresenta uma proposta de integração de conhecimentos em saúde, meio ambiente e tecnologia. Após o trabalho realizado, identificamos a adesão e importância dos conceitos transdisciplinares, da formação de um pensamento complexo sobre suas ciências e da interligação da teoria que lhes são apresentadas para aplicação. Referências: CECCIM, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciência Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, out/dez. 2005. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991. In: SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro. 2008. 13(37), 71-83. SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 71-83, Apr. 2008. TANNURE, Meire Chucre; PINHEIRO, Ana Maria. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático. 2º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. p. 278.