LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
FORMAÇÃO DO DISCENTE DE ENFERMAGEM PARA A ATENÇÃO INTEGRAL AO IDOSO À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Relatoria:
Wanderson Carneiro Moreira
Autores:
  • ANA RAQUEL BATISTA DE CARVALHO
  • ELIANA CAMPÊLO LAGO
  • JOSÉ RENATO PAULINO DE SALES
  • FERNANDA CLÁUDIA MIRANDA AMORIM
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: No Brasil, o número de idosos aumentou nas últimas décadas, demandando desafios à Saúde Pública, e a necessidade de intervenções de políticas públicas na atenção às necessidades dessa população. Nesse contexto, a formação inicial do Enfermeiro está inserida, tendo em vista que desempenha um papel de grande relevância para a futura atuação, na medida em que constrói as competências necessárias para o desempenho eficiente de suas funções. No entanto, há lacunas no processo de formação do Enfermeiro, não contemplando assim, os princípios da integralidade. Objetivo: Apreender as representações sociais sobre o envelhecimento, sexualidade e violência contra o idoso, elaboradas por discentes de Enfermagem, e analisar como essas representações influenciam na formação profissional.Metodologia: Pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, norteada pela Teoria das Representações Sociais, realizada em um Centro Universitário, de uma capital do Nordeste do Brasil, participaram 24 discentes da graduação em Enfermagem de acordo com os critérios de inclusão. Para a coleta de dados utilizou a metodologia da pesquisa-ação. Os dados foram processados no IRAMUTEQ e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente. A pesquisa foi aprovada pelo CEP. Resultados e Discussão: Foram geradas 5 classes, em que os participantes representam a importância da formação, de modo a contribuir nas habilidades e competências para a abordagem da violência e sexualidade do idoso. Conclusão: É fundamental conhecer como os discentes representam o envelhecimento e aspectos relacionados, por contribuir no cuidado integral.