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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
PERFIL DE ENFERMEIROS INSCRITOS EM UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA ONLINE SOBRE ESTOMAS INTESTINAIS DE ELIMINAÇÃO
Relatoria:
KARLA VIVIANNE ARAÚJO FEITOSA CAVALCANTE
Autores:
  • AMANDA DELMONDES DE BRITO FONTENELE
  • ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são plataformas que possuem ferramentas de interação síncronas e assíncronas, tais como: Wiki, chat, fórum, dentre outras. Estes ambientes armazenam todas as interações dos usuários dentro da plataforma, informações do desempenho, podendo guardar quais atividades o usuário participou, materiais que foram lidos e escritos, testes aos quais foi submetido, chats que participou e páginas acessadas. Neste contexto, este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil dos enfermeiros que participaram de uma intervenção educativa online sobre estomias intestinais de eliminação quanto aos aspectos sociodemográficos, uso de computador, Internet e interação com a plataforma. Trata-se de pesquisa descritiva, transversal e quantitativa, realizada na atenção básica à saúde de uma capital do Nordeste do Brasil, no período de março a junho de 2016. Participaram da pesquisa 48 enfermeiros e para a coleta de dados foi utilizada um instrumento adaptado de Rangel et al. (2010) e os relatórios de gerenciamento gerados pela Plataforma do Moodle na qual a intervenção educativa online sobre estomias intestinais de eliminação foi inserida. A maioria dos enfermeiros era do sexo feminino 41 (85,4%), casada 28 (58,3%), com média de idade de 40,5 (dp=11,12) anos. Todos (100%) possuíam computador e tinham acesso à Internet. A maioria 32 (66,7%) utilizava o computador diariamente e, em casa 39 (81,3%). Trinta e nove (81,3%) utilizavam diariamente a Internet, em casa 43 (89,6%). A média de acesso aos fóruns foi de 2,1 e a dos exercícios de fixação do conteúdo Hot Potatoes do tipo palavra cruzada foi de 3,5 acessos. Do total de participantes, 21,6 (44,5%) responderam aos fóruns, sendo que o dia da semana mais utilizado para isto pela maioria 8 (36,8%) foi o domingo e o horário médio de postagem foi às 16:07 horas. Dos enfermeiros, 37,7 (78,6%) responderam aos exercícios de fixação do conteúdo Hot Potatoes do tipo palavra cruzada, sendo que 15,5 (40,9 %) fizeram isso também no domingo, em média às 14:42 horas. E de todos, apenas 11 (21,95%) participaram dos chats. Entre os profissionais do setor saúde, o acesso domiciliar ao computador e à Internet e o uso individual da rede estão praticamente universalizados. O perfil de acesso dos enfermeiros que participaram desta intervenção educativa online mostrou boa interação com a plataforma com um uso adequado de suas ferramentas especialmente no final de semana em horários do turno da tarde.