Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE CUIDADO
Relatoria:
JACKELINY LAURINDO DE OLIVEIRA
Autores:
- Luana Denise Morisso
- Karlla Raryagnne Teixeira
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são conjuntos de ações e serviços, com diferentes funções e densidades tecnológicas, sendo compostas pela atenção primária, serviços de atenção à saúde secundária e terciária, sistema de apoio, logístico e governança. Atua de modo organizado, cooperativo, com objetivos comuns, capaz de fornecer ao usuário o cuidado integral através da responsabilização da atenção a saúde do paciente e continuidade do cuidado. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem, da Universidade do Estado de Mato Grasso (UNEMAT) em uma atividade de ensino sobre a construção de uma Rede de Atenção à Saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, resultante de uma atividade desenvolvida na disciplina de Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde, no curso de enfermagem, da UNEMAT, Campus Diamantino-MT, no ano de 2016. A atividade consistiu na construção de uma RAS para o município de Nortelândia, que compõe a Regional de Saúde Centro Norte de Mato Grosso. Inicialmente foi delimitada a linha de cuidado e o levantamento dos serviços de saúde oferecidos no município através do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), bem como os municípios circunvizinhos. Para a criação dos protocolos e fluxogramas de atendimento foram necessários 4 encontros para revisão de literatura e discussão entre o grupo de trabalho. Resultado: A “Rede de Atenção à Saúde do Escolar” contempla a linha de cuidado, o protocolo e o fluxograma de atendimento dos estudantes que apresentem alterações nutricionais, oftalmológicas, fonoaudiólogas, psicológicas e bucais, identificados no Programa Saúde na Escola junto as Estratégias de Saúde da Família de Nortelândia. Os escolares identificados com as alterações receberão atendimento das especialidades de psicologia e saúde bucal para o município de origem, porém, nutrição, fonoaudiologia e oftalmologia, em Diamantino-MT. Para outras especialidades está previsto atendimento de alta complexidade na capital Cuiabá. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A simulação da construção da RAS favoreceu o entendimento sobre a regionalização da saúde através da identificação dos serviços e potencialidade dos municípios que compõem a região de saúde estudada. Ainda, proporcionou conhecer as fragilidades no fluxo de atendimento através da regulação da assistência, bem como a formação das RAS contribuem para comunicação entre os serviços e a continuidade do cuidado ao usuário.