Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR
Relatoria:
ANNA KAROLYNA DO NASCIMENTO VERISSIMO
Autores:
- SANNI MORAES DE OLIVEIRA
- Erivaldo Antônio da Costa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O bullying escolar é uma das formas de violência nas escolas, relacionada a conflitos e problemas que têm suas raízes no modo de produção no qual está inserida. Essa ação defronta com várias populações, seja entre sexo, faixa etária, status, função, sendo considerada uma violência escolar que afeta de forma séria as crianças. Em razão dos danos físico-emocionais sofridos por aqueles que estão envolvidos nele, o bullying passou a ser considerado um problema de saúde pública, sendo, portanto objeto de políticas públicas. Os objetivos da atividade desenvolvida foram promover discussões, reflexões e a escuta sobre a Violência no espaço escolar; Discutir possíveis possibilidades de ações contra o bullying incentivando a troca de experiências e o diálogo; Incentivar o alunado a adotar atitudes de respeito com o próximo, bem como, perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras; Esclarecer o significado do bullying, como pode acontecer na escola e quais são as consequências de quem pratica e de quem sofre este tipo de violência, colaborando com a escola e com os professores para que este problema seja superado. De acordo com o que diagnosticamos durante o reconhecimento a escola, decidiu-se trabalhar o tema BULLYING. Entende-se que é pela falta de conhecimento que são advindos inúmeros acontecimentos, e sabemos mais, que as crianças mais novas são alvos fáceis em diversos aspectos, sejam eles por ignorância a respeito do tema, falta de instrução no lar, medo, entre tantos outros motivos. Cogitando recorrer para o lúdico, surgiu a ideia de exibir um vídeo criativo, com pouca duração, personagens infantis e que abordasse o tema. Iniciamos averiguando o nível de conhecimento da turma, pois assim nós saberíamos a linguagem que poderia ser utilizada. Em seguida partimos para perguntas, como “Alguém sabe o que é Bullying?”, “O que podemos fazer para evitar que manifestações de Bullying na vida e no ambiente escolar?”, “Quem já passou por casos de Bullying?”, entre outras. Como forma de avaliar os alunos, pedimos que eles ilustrassem em cartolinas casos de Bullying que já vivenciaram, como também o que aprenderam, podendo ser através de desenhos ou frases. Logo, a estratégia educativa realizada sobre o bullying possibilitou aos discentes tornassem parte central em seu processo de aprendizagem.