LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
OPINIÕES DE ACADEMICOS DE ENFERMAGEM ACERCA DO TCC EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO NORTE DO TOCANTINS
Relatoria:
JANAYNA ARAÚJO VIANA
Autores:
  • Ronan Pereira Costa
  • Sheila Cristina Teixeira Fonseca
  • Tatiana Furtado Reis Comitre de Campos
  • Danielle Costa Milhomem
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Este estudo tem como temática investigativa as opiniões dos acadêmicos do 8º período do curso de enfermagem acerca do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual, permite ao acadêmico um ensinamento teórico e prático da pesquisa acadêmica e ou cientifica. Além disso, proporcionou aos docentes de graduação uma reflexão com relação a sua didática de orientar e a sua postura diante do acadêmico que se encontra em fase de elaboração de uma pesquisa na qual se exige o TCC. OBJETIVO: Conhecer a opinião dos acadêmicos do 8º período do curso de enfermagem acerca da construção do TCC em uma instituição de ensino superior localizada na região norte do Estado do Tocantins. METODOLOGIA: Pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa-quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a uma amostra de 30 acadêmicos que estavam em fase de construção do TCC no semestre letivo 2014/1 do curso de enfermagem devidamente lotados na disciplina de TCC em enfermagem e consequentemente engajados no desenvolvimento de uma pesquisa do tipo monografia. Este estudo teve parecer favorável pelo 429.250/2013, sendo emitido em 25 de outubro de 2013. RESULTADOS: Os acadêmicos pesquisados mencionaram, um leque de variáveis com opiniões comuns e diversas define a pratica do TCC, em parte, é uma pratica de aprendizado contribuidora para o “conhecimento profundo sobre o tema” e, em outra é uma pratica “difícil e estressante”. Contudo, também houveram duas variáveis intrigantes apresentadas pelos acadêmicos pesquisados, sendo elas: “Necessita de tempo e experiência”; “Ele te obriga a estudar”; “Uma vitória”. Tais opiniões tornam se pertinentes, pois, a prática da pesquisa no TCC, requer tempo e experiência para que possa haver habilidade de escrever e discutir um tema, o qual necessita de muito estudo e dedicação para o alcance da aprovação do último trabalho avaliativo da graduação e, assim a conclusão do curso e consequentemente a conquista vitoriosa do grau de bacharel em enfermagem. CONCLUSAO: Portanto, ressalta-se a importância do professor enquanto orientador no processo de elaboração do TCC ao final da graduação tornando-se um elo fundamental que contribui para a formação do acadêmico enquanto incipiente pesquisador. Tal profissional possui um valor e uma responsabilidade imensurável ao promover a construção do conhecimento em meio aos acadêmicos.