Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFRMAGEM ACERCA DA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADE DE PESQUISA E EXTENSÃO SO
Relatoria:
ANA KARLA MARINHO ALVES
Autores:
- Rita Patrizzi Mendonça Nascimento
- Cellis Monique Monteiro Paixão
- Luciene Correa Morais
- Thauan Augusto Lopes
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução:No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade.1Para tanto se faz necessária a educação em saúde que aliada ao posicionamento ético-político do profissional, e ao comprometimento social, é uma atitude fundamental para o desenvolvimento da competência profissional nos diferentes contextos do trabalho em saúde2. Sendo o homem um "todo",todas as funções do corpo devem estar em harmonia e integração para que haja equilíbrio no sistema. A intervenção de enfermagem deve ser no sentido de manter ou promover este equilíbrio. Visando assim a manutenção ou promoção da adaptação do indivíduo às mudanças ambientais3.Objetivo: relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem do sexto período na apresentação de trabalho acadêmico em atividade de pesquisa e extensão da disciplina de Microbiologia. Metodologia:Estudo qualitativo, descritivo que relata a experiência de acadêmicos de enfermagem do sexto período sobre sua participação em atividade de pesquisa e extensão de uma Universidade privada do Rio de Janeiro, a qual ocorreu em maio de 2015. As aulas da disciplina de Microbiologia foram ministradas no turno da noite para uma turma composta de 36 alunos. Resultados:Os discentes apesar de sua pouca vivência neste tipo de trabalho demonstraram domínio do tema proposto e avaliaram a experiência como bastante interessante para o seu processo de ensino aprendizagem, uma vez que, apresentar fora da sala de aula e para outros grupos de acadêmicos reforçou a necessidade de priorizar a qualidade do estudo e a necessidade de aprofundamento sobre o tema, fatos que contribuíram sobremaneira para o enriquecimento dos saberes sobre o tema proposto.Conclusão:Atividades realizadas fora da sala de aula e que envolvam outras turmas e períodos da graduação são essenciais para o desenvolvimento de novas experiências para os discentes.