LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
VIVÊNCIAS ACADÊMICAS DA MONITORIA NA DISCIPLINA ENFERMAGEM CIRÚRGICA II: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ROANE RAMALHO DE FRANÇA
Autores:
  • Larissa Narriê Franco Ferreira
  • Talita Pontes dos Santos
  • Emerson Thomaz do Nascimento Santos
  • Edineide Nunes da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução:A monitoria constitui-se em uma prática acadêmica muito importante para a formação profissional. O estudante monitor na unidade curricular Enfermagem Cirúrgica II, atua junto ao docente da disciplina como membro facilitador do processo ensino-aprendizagem, uma vez que possui habilidades e competências adquiridas para o exercício de sua função, possibilitando o aprofundamento do conhecimento, autonomia e o senso de responsabilidade para com os seus afazeres acadêmicos.Objetivos:Relatar as vivências acadêmicas enquanto monitores da Disciplina Enfermagem Cirúrgica II, do curso de Enfermagem de uma faculdade do alto sertão paraibano.Metodologia:Trata-se de um relato de experiência vivenciada enquanto monitores da disciplina Enfermagem Cirúrgica II do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Santa Maria da cidade de Cajazeiras – PB, no período de fevereiro a junho do corrente ano, junto a turma do 6º período do curso. A atuação dos monitores ocorreu na sala de aula junto a professora, nos laboratórios institucionais e nos campos de prática compreendidos pela disciplina.Resultados/discussões:Os monitores participaram de reuniões afim de esclarecer o seu papel no processo ensino-aprendizagem dos estudantes matriculados na disciplina, traçou-se o cronograma de atividades voltado principalmente às atividades práticas da disciplina. Deste modo, na monitoria foram desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa em sala de aula, laboratório e campos de prática, possibilitando maior conhecimento aos estudantes e aos próprios monitores.Conclusão:A experiência enquanto monitores é de grande valia para a vida acadêmica e profissional, uma vez que proporcionada situações de aprendizagens mútuas, nos fortalecendo enquanto futuros profissionais da área, além de servir como incentivo a prática docente. Constata-se que a prática da monitoria na instituição proporciona inúmeros benefícios, em relação ao processo ensino-aprendizagem tanto do monitor quanto dos alunos monitorados.