LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS VIVENCIANDO SENTIMENTOS: UMA REVISÃO LITERÁRIA
Relatoria:
CÁTIA JUSSARA DE OLIVEIRA FERREIRA
Autores:
  • Fabiana da Silva Santos
  • Maria Marta Santos de Souza
  • Sely Costa de Santana
  • Aurilene Cartaxo de Arruda
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O termo câncer é denominado como sendo um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Acredita-se que a situação de doença em idosos com perspectiva de hospitalização de curta ou longa permanência para tratamento terapêutico, faz o idoso perceber que é um ser frágil, dependente e desamparado diante das contingências impostas pela vida e é nesta esfera que se reconhece sentimentos diversos que são facilmente exteriorizados para aqueles que estão a sua volta, onde de um modo geral citamos a tristeza e o sofrimento. Objetivo: identificar os sentimentos vivenciados pelos idosos institucionalizados, enquanto revisão literária. Metodologia: trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em fontes bibliográficas impressas e on-line, incluindo livros, dissertações, monografias, artigos de periódicos. Resultados e Discussão: a internação hospitalar mobiliza diversos sentimentos e é um período marcado por sofrimento, pois muitas vezes está relacionada com o medo do desconhecido. Os idosos experimentam durante o período da internação situações de angústia, que são potencializadoras da fragilidade humana diante do risco de morte. Estes quando hospitalizados vivenciam de forma intensa o medo, a tristeza e o sofrimento, que se caracterizam por estados emocional intrínsecos a qualquer ser humano privado de determinada satisfação pessoal e emocional. Conclusão: Apesar da enfermagem brasileira já perceber que o ensino da gerontogeriatria é importante para entender a condição humana das pessoas idosas essa clientela cada vez mais torna-se prioritária no âmbito das políticas públicas de saúde, de forma a serem atendidas pela enfermagem com qualidade.