LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
USO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Relatoria:
CLAUDIA MICAELLE BARBOSA DO NASCIMENTO
Autores:
  • Amanda Gomes dos Santos
  • Flávia Peixoto de Alencar
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença altamente prevalente, apresentando índices elevados de morbimortalidade. Sua ocorrência associa-se a diversos fatores de riscos que podem ser prevenidos. Nesta perspectiva, a educação em saúde através do uso de tecnologias é uma das estratégias que pode contribuir para redução da alta prevalência do AVC. Objetivou-se descrever as tecnologias educativas utilizadas para a prevenção do AVC. Trata-se de uma revisão da literatura do tipo narrativa realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Base de Dados de Enfermagem (BDEnf), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e portal de periódicos CAPES, no mês de abril de 2015, utilizando os descritores: Enfermagem, Acidente Vascular Cerebral, Tecnologia. Foram seguidas as etapas: seleção das questões temáticas, estabelecimento dos critérios para a seleção da amostra, coleta de dados, análise dos dados, interpretação e discussão dos resultados. Encontrou-se 38 estudos, dos quais 25 foram excluídos por não estarem disponíveis na íntegra. Dos 13 estudos analisados, 8 eram artigos, 3 eram teses e 2 eram dissertações. Nove tinham como objetivo avaliar a implementação da educação em saúde em doenças crônicas não-transmissíveis, tendo como foco os fatores de risco. Três abordavam especificamente pacientes com diabetes e hipertensão arterial. Os estudos analisados aplicavam tecnologias visando instruir os pacientes a cerca da fisiopatologia da hipertensão arterial e diabetes, os principais cuidados no uso da insulina e dos medicamentos anti-hipertensivos. Destacam-se quatro pesquisas que abordavam as tecnologias educativas direcionadas à prevenção do AVC e assim evidenciaram o efeito benéfico do uso de tecnologia de grupo para educação em saúde focado no AVC. Concluiu-se que vários são os estudos que identificam a prevalência de fatores de risco na população para o AVC, assim como os aspectos clínicos dessa complicação. No entanto, há uma necessidade de estudos que gerem evidências a cerca das tecnologias educativas para a prevenção do AVC.