LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
HOSPITAL PÚBLICO DE PEDIATRIA NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GILSANDRA DE LIRA FERNANDES
Autores:
  • Thaís Grilo Moreira Xavier
  • Gabriela Maria Fernandes de Alencar
  • Luciana Ferreira de Souza
  • José Alisson Pimentel dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Entende-se por integração ensino-serviço o trabalho coletivo, pactuado e integrado de estudantes e professores dos cursos de formação na área da saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde. O Complexo de Pediatria Arlinda Marques (CPAM) é uma instituição especializada na área infantil mantida pela esfera administrativa estadual. Desenvolve ações de atenção à saúde orientada pela segurança do paciente, cuidado e responsabilidade social. É considerada a referência no Estado na média e alta complexidade. Funciona com atendimento de Urgência e Emergência, tratamento clínico, realização de cirurgias geral e especializadas, além do ambulatório com atenção à múltiplas especialidades. Como parte da sua missão institucional promove ações para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão e formação para o SUS. Em 2011 foi dado inicio à implementação de estratégias à integração do ensino-serviço, com base nas Diretrizes do SUS e nos eixos norteadores da Rede Escola SUS-PB, visando à formação e capacitação de recursos humanos, pesquisas em saúde e tecnologias. OBJETIVO: O estudo tem por objetivo apresentar o histórico evolutivo do CPAM, o qual corrobora para o avanço no seu perfil de integração do ensino ao serviço. METODOLOGIA: Estudo descritivo acerca de um relato de experiência visando apresentar a vivência da transformação do CPAM em hospital escola. RESULTADOS: No intuito de fortalecer um perfil de ensino-serviço, o CPAM realizou readequações na estrutura física favorecendo a integração entre estudantes, preceptores e os profissionais; intensificou as atividades de educação permanente, efetuou convênios entre o Centro Formador de Recursos Humanos-CEFOR/PB com as instituições de ensino técnico e superior (públicas e privadas), com aumento anual significativo do número de alunos recebidos no Complexo; recebe alunos em intercâmbio, além de implantar os Programas de Residências Médica e Multiprofissional em Pediatria, constituindo uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu. CONCLUSÃO: A integração ensino-serviço contribui positivamente a todos os programas de formação existentes na instituição, aos residentes e a equipe multiprofissional, pois proporciona espaços mútuos e coletivos de treinamento em serviço, de forma técnica e científica, melhorando assim a qualidade da assistência oferecida aos usuários.