Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
ACOLHIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA COMO TECNOLOGIA DO CUIDADO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE IMPERATRIZ-MA
Relatoria:
VALERIA GOMES FERNANDES DA SILVA
Autores:
- Francisca Jacinta Feitoza de Oliveira
- Jakeline Araújo Ribeiro
- Yêda Silva Santos
- Paula Gabrielle Gomes Candido
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da AB. As tecnologias do cuidado constituem uma ferramenta ideal para que o SUS através do PMAQ ofereça dentro das redes de saúde uma assistência de qualidade, onde se objetiva aumentar a eficiência das atividades profissionais nas variadas esferas. O acolhimento classificado como um tipo dessas tecnologias consiste na prática presente em todas as relações de cuidado, na rotina entre profissionais de saúde e usuários, nos atos de receber e escutá-los, em que abrange tanto a demanda espontânea de uma UBS caracteriza-se pelo comparecimento inesperado à unidade, como a demanda programada. Esse estudo é vinculado ao projeto de pesquisa PROGRAMA NACIONAL PARA MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE - PMAQ: uma ferramenta para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde de Imperatriz-Maranhão e teve como objetivo avaliar a organização do acolhimento em Unidades Básicas de Saúde no município de Imperatriz-MA, em que se procurou verificar a estrutura e equipes que realizam o acolhimento nas UBSs, descrever o acolhimento à demanda espontânea no processo de atendimento e verificar a satisfação dos usuários em relação ao acolhimento. O estudo caracteriza-se descritivo de caráter transversal, com abordagem qualitativa, realizado no período de 15 de junho a 30 de julho de 2015, em três Unidades Básicas Saúde (UBS) de referencia da cidade. Os critérios de inclusão da pesquisa contemplam as Unidades Básicas de referência com maior número de Estratégias de Saúde da Família (ESF) da cidade, totalizando três unidades, a UBS Vila Cafeteira, a UBS Dr. Milton Lopes e a UBS Nova Imperatriz no bairro Nova Imperatriz, na qual possuíam as duas primeiras três e a última, duas estratégias, respectivamente. Foram elaborados e aplicados três questionários direcionados para o diretor da UBS, os enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família e os usuários dos serviços de saúde, onde após a análise das falas pôde-se perceber uma controversa entre a concepção dos profissionais acerca do assunto, e o que de fato realizam na prática, demonstrando assim uma falha que impede a assistência humanizada e promove uma distância entre profissional e usuário.