LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JOSÉ ADELMO DA SILVA FILHO
Autores:
  • Gizely de Lima Rosa
  • Jéssica Maria Palmeira Dantas
  • Mikaelle Ysis da Silva
  • Riani Joyce Neves Nóbrega
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ética, legislação e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Os avanços tecnológicos e as exigências técnico-científicas do mercado de trabalho gera a necessidade de uma aproximação maior do acadêmico com a realidade de sua futura profissão. No âmbito da enfermagem, o estágio extracurricular possibilita um contato direto do estudante com o usuário, dando-lhe oportunidade ampla de aplicar seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades técnicas na assistência da profissão. Garantido pela Lei 6494/77 e revogada pela Lei 11788/2008, o estágio extracurricular é essencial para o aprimoramento do acadêmico em sua área de atuação. OBJETIVO: Relatar a importância do estágio extracurricular para a qualificação profissional. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caráter descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado por três acadêmicos de enfermagem em um estágio extracurricular voluntário desenvolvido em uma Estratégia de Saúde da Família do município de Ouricuri - PE, no período de férias, mais precisamente no mês de fevereiro de 2015 sob a supervisão de um Enfermeiro da unidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de artigos indexados na base de dados LILACS para embasamento teórico sobre o assunto. RESULTADOS E CONCLUSÃO: os momentos vivenciados rotineiramente na Estratégia de Saúde da Família propiciaram aos acadêmicos o desenvolvimento de diversas atividades que muitas vezes o estágio curricular obrigatório não contempla por ser realizado em um período de tempo menor. A aproximação com o rigor da ética e da legislação que rege o exercício profissional, a participação nas atividades de gestão, discussão de caso, educação em saúde, planejamento das ações, execução de práticas técnicas dentre outras ações desempenhadas no estágio, oportunizou o crescimento pessoal de cada aluno, bem como o crescimento profissional no contexto da saúde da família e no trabalho em equipe. Essa experiência ímpar viabilizou uma maior compreensão acerca do processo de trabalho no tocante a ESF, preparando o acadêmico em uma de suas áreas de atuação, melhorando a destreza, agilidade na tomada rápida de decisão, atenção aos cuidados prestados, o desenvolvimento do senso crítico e do relacionamento interpessoal com a equipe de saúde e com a comunidade, que é uma das características marcantes de um enfermeiro da atenção primária. Portanto, o estágio extracurricular configura-se como um meio importante que o acadêmico de enfermagem pode utilizar para minimizar o impacto na transição da academia para a vida profissional.