Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CONSULTA DE ENFERMAGEM DURANTE O PRÉ-NATAL
Relatoria:
ANA PAULA PEREIRA LACERDA CAVALCANTI
Autores:
- ANETE CINTIA MEDEIROS GUIMARÃES
- WANESSA CARNEIRO DA SILVA
- Clóris Maria Brasileiro Valença
- THALLITA MARIA TAVARES PONTES
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução:A assistência ao parto sofreu modificações com os anos perdendo sua característica de processo fisiológico, e o protagonismo feminino foi ignorado,consequentemente as mulheres perderam a confiança na sua capacidade de gestar e parir,Com intuito de transformar o cenário do nascimento,o Ministério da Saúde criou portarias para implementar atenção humanizada à gravidez parto e a puerpério e as práticas educativas são estratégias relevantes para ofertar as mulheres o poder de escolhas sobre o parto sem infringir o respeito à liberdade,A consulta de enfermagem no pré natal é um momento dinamizador, e acolhedor, que visa a utilização das práticas educativas numa tendência progressista, possibilitando as trocas de saberes entre os sujeitos, para que haja o fortalecimento do processo gestar e parirObjetivo Identificar a produção de conhecimento nacional relacionada com as práticas educativas realizadas pelo enfermeiro no pré-natalMetodologia:revisão de literatura narrativa desenvolvida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e LILACS;SCIELO,entre Outubro 2014 e Janeiro de 2015, utilizando método integrado por palavras e descritores,foram inclusos artigos em português, publicados entre 2010 a 2014. Foram encontrados 33 artigos e 12 foram utilizadosResultado:os artigos correlacionam enfermagem e ações educativas, e/ou pré-natal, e mostram a relevância da figura do pai no processo educativo trata sobre a avaliação da assistência ao pré-natal na perspectiva de puérperas compara as ações educativas vivenciadas por gestantes e a relevância do trabalho interdisciplinar para efetivação de práticas educativas, e mostra a percepção de puérperas em relação à contribuição do pré-natal para o parto vaginal e mostra a importancia da educação em saúde como fundamental prática de promoção em saúde de forma dinamizador, e acolhedor, que visa à utilização das práticas educativas possibilitando as trocas de saberes entre os sujeitos, para que haja o fortalecimento do processo gestar e parirConclusão:A educação em saúde na consulta de enfermagem no pré-natal é uma estratégia fundamental para a reinserção do protagonismo da mulher no cenário de nascimento, favorecendo as gestantes uma vivência positiva,uma gestante bem orientada contribui para o resgate da essência fisiológica do parto, e o seu empoderamento transforma as ações ativas dos profissionais em passivas, tornando-os telespectadores de um momento exclusivo da mulher.