LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
IMPLICAÇÕES DOS PROFESSORES DE ODONTOLOGIA A CERCA DA SÍNDROME DE BURNOUT
Relatoria:
JOCERLANIA MARIA DIAS DE MORAIS
Autores:
  • Jaqueline Brito Vidal Batista
  • Thaíza Ferreira da Costa
  • Antônio Ferreira da Costa Junior
  • Maria Carmen de Araújo Melo Jardim
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUCÂO: a Síndrome de Burnout acontece no meio laboral caracterizada por um processo de resposta de cronificação ao estresse ocupacional, quando os métodos de enfrentamento falham ou são insuficientes, trazendo consigo consequências negativas tanto no âmbito individual, como profissional, familiar e social. OBJETIVO: conhecer a percepção dos professores de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa-PB, sobre a Síndrome de Burnout. METODOLOGIA: O estudo foi do tipo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. O universo foi de 56 professores que lecionam no Curso de Odontologia e a amostra foi constituído por 28 professores. Para a execução desta pesquisa foi levado em consideração à observância preconizada pela Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, em vigor no país envolvendo Seres Humanos. RESULTADOS: Em relação às Implicações da Síndrome de Burnout segundo os participantes os principais são: Depressão 10(36%), Irritação constante 9(32%), Agressividade 6(20%) e Sentimento de Insucesso 3(12%). CONCLUSÃO: nessa perspectiva, este estudo aponta que os gestores públicos devem intervir no sentido de que essa patologia laboral seja conhecida, e para que esse tema seja mais valorizado na formação em saúde, especialmente nos Cursos de odontologia.