LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
A DIDÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: O OLHAR DOS ACADÊMICOS SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Relatoria:
FABIANA ANGELO FERREIRA
Autores:
  • Karla Fernandes de Albuquerque
  • Sandra Marinho de Azevedo Sorage
  • Suzy Desirée de Almeida Lopes Barão
  • Zaíra Veríssimo de Aguiar
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Didática pedagógica é o estudo sistemático da educação, é a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. Objetivo: Identificar aspectos da didática e da prática pedagógica de professores do ensino superior sob a visão dos alunos do curso de Graduação em Enfermagem. Metodologia:Trata-se de um estudo de campo de caráter exploratório descritivo, com natureza qualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior na cidade de João Pessoa- PB tendo como sujeitos da pesquisa os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem do 8º período. Para a execução deste trabalho foi utilizado um questionário semi-estruturado como instrumento de pesquisa, enfocando os aspectos de estratégias de ensino, comportamentos e atitudes do professor. Para análise dos dados foi empregado à técnica de análise de conteúdo- Bardin.Resultados:Foram analisados 24 questionários, destes, 21 alunos são do sexo feminino e 03 do sexo masculino, sendo que a faixa etária variou de 22 a 59 anos, com predomínio entre 22 e 26 anos (83,3%). Quanto aos tipos de aulas comumente observadas, 50% dos alunos apontaram as aulas expositivas-participativas como predominantes em seu curso, 25% aulas práticas, 12,5% discussão/debates; 8,3% expositiva e nenhum dos alunos apontaram as dinâmicas de grupo, projetos e trabalhos realizados em sala de aula.Em relação à modalidade que poderia ser mais utilizada pôde-se destacar o item aulas práticas e discussão/debates com 62,5% e 25%, respectivamente, indicadas pelos alunos e um aluno (4,1%) sugeriu que a apresentação de vídeos poderia deixar a aula mais interessante.Revelou como importantes atributos de um bom professor o conteúdo e as estratégias de ensino emergindo daí, o grande desafio do professor universitário: domínio de métodos e recursos tecnológicos ou recursos pertencentes ao arsenal cientifico e cultural. Conclusão:O educador precisa dispor da oportunidade de mudar, disciplinar, criar, reconstruir, enriquecer a vida dos seus educandos, ultrapassando a concepção de dono do saber para tornar-se um investigador, um pesquisador crítico e reflexivo. O docente precisa ser criativo, articulador e, principalmente, parceiro de seus alunos no processo de aprendizagem. Por sua vez, o aluno precisa ultrapassar o papel passivo de repetidor fiel dos ensinamentos do professor e tornar-se criativo, crítico, pesquisador e atuante para produzir o conhecimento.