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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR PARA O COMBATE A HOMOFOBIA
Relatoria:
TAYRINE HUANA DE SOUSA NASCIMENTO
Autores:
  • Adguinoele da Costa Teixeira
  • Marília Batista Sampaio
  • Ricardo Rosal dos Santos
  • Nuno Damácio de Carvalho Félix
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A sociedade brasileira vivencia profundas transformações que englobam visões cada vez menos preconceituosas e deturpadas acerca das diferenças sexuais e de gênero. Apesar disso, cresce em grande escala os episódios de homofobia caracterizados como uma expressão de violência contra indivíduos homossexuais que vão desde insultos verbais, agressões físicas e morte. Vê-se, portanto, a educação em saúde como um instrumento necessário para enfrentar situações de preconceito e discriminação e como um elo entre os diferentes espaços sociais. Com o presente estudo objetivou-se discutir sobre as atividades de educação em saúde direcionadas ao combate á homofobia. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura de caráter descritivo exploratório. Para embasamento teórico, utilizou-se artigos indexados nas bases de dados SCIELO e LILACS dispondo de um total de 6 artigos, sendo 4 selecionados, utilizando como critérios de inclusão: artigos publicados no idioma português e que dispusessem de um período de publicação de dez anos. E de exclusão: artigos que não abordassem a temática em questão e que disponibilizassem apenas os resumos. Resultados e Discussão: Cada vez mais a homofobia é percebida como um grave problema social, e a escola é considerada um espaço decisivo para contribuir na construção de uma consciência crítica e no desenvolvimento de práticas pautadas pelo respeito á diversidade e aos direitos humanos. Na maioria das vezes, os homossexuais têm seus direitos violados através de abusos e humilhações públicas numa espécie de violência considerada invisível e naturalizada. Para entender a sexualidade como um processo individual e social faz-se necessário a implementação de ações educativas no contexto escolar, compreendendo que é a partir do conhecimento que se constrói verdadeiros cidadãos capazes de conviver com as diferentes formas de sexualidade e de gênero. Considerações Finais: Vê-se que a educação sexual em saúde desenvolvida através de ações no ambiente escolar é uma importante ferramenta no processo de socialização sexual, contribuindo para a construção permanente da identidade de cada individuo. Trabalhar com os alunos conceitos de sexualidade, aceitação e respeito ao próximo, é fundamental para a consolidação de uma cultura de respeito à diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero.