Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
VIVÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM EM GRUPO DE PESQUISA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GABRIELLE MORGANA RODRIGUES DOS SANTOS
Autores:
- ELLEN ALBUQUERQUE DE SENA PIRES
- IRIS NAYARA DA CONCEIÇÃO SOUZA INTERAMINENSE
- FERNANDA DEMUTTI PIMPÃO MARTINS
- CLEIDE MARIA PONTES
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A pesquisa pode ser considerada uma importante estratégia para o fortalecimento da Enfermagem como profissão e ciência, já que se faz necessário exercer uma prática profissional sustentada em embasamentos científicos atualizados. A participação de acadêmicos em grupos de pesquisa é capaz de favorecer uma maior visão do processo de pesquisa, tendo em vista que produz uma relação mais próxima com o tema abordado e com os professores pesquisadores que fazem parte do grupo (1). OBJETIVO: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem em um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). METODOLOGIA: Relato de experiência sobre as vivências de discentes dos cursos de graduação e pós-graduação strictu sensu em enfermagem no grupo de pesquisa Enfermagem na Saúde da Mulher no Contexto da Família vinculado ao Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UFPE. RESULTADOS: O grupo de pesquisa funciona com reuniões semanais, todas as quartas-feiras, com início às 12h30 e término às 14h, sendo subdividido em pequenos grupos. As reuniões são intercaladas, de forma que a cada quinze dias há um encontro com integrantes de cada grupo menor que está formulando seus projetos e na semana seguinte é apresentada para todos os membros do grupo. Nos encontros são definidos os objetos de estudo para o desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, produção científica de trabalhos a serem apresentados em eventos e elaboração de artigos. São realizadas ainda atividades como: treinamentos para pesquisa em base de dados, discussão sobre os tipos de pesquisa e incentivo à realização de fichamentos de artigos. CONCLUSÃO: A participação no grupo de pesquisa permite a capacitação dos estudantes para desenvolvimento de pesquisas científicas desde o início da graduação contribuindo para o fortalecimento da identidade profissional e o avanço da enfermagem.