LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS: LEVANTAMENTO DE EXPECTATIVAS E CRENÇAS ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
BRENDA KÉRCIA DE SOUSA SILVA
Autores:
  • Isabella Costa Martins
  • Alice Fernandes de Almeida
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O álcool é uma das substâncias mais consumidas na atualidade. Esse fato ocorre, principalmente, por ser comercializada livremente e com difícil controle entre a população. Nesse contexto, muitas pesquisas realizadas acerca da temática relatam como vem sendo praticado o uso e o frequente abuso. Estudos mostram ainda, a alta prevalência de consumo de bebidas entre universitários, deixando-os predisponentes a acidentes automobilísticos, violência, comportamento sexual de risco, prejuízos acadêmicos, distúrbios do sono, entre outros. Nesta pesquisa, foi dado ênfase aos estudantes de enfermagem, pois estando inseridos neste contexto e sendo instruídos no decorrer da formação acadêmica sobre os perigos dos problemas relacionados ao álcool, espera-se que sejam, portanto, futuros profissionais capacitados para atuar na prevenção e tratamento da forma nociva de consumo. Este estudo objetivou identificar expectativas positivas nos acadêmicos de enfermagem sobre o consumo de bebidas alcoólicas. A coleta de dados foi realizada nos meses de março e abril de 2015. A mostra foi de 123 estudantes A média de idade foi de 21,4 anos. Houve predominância do sexo feminino (78%), solteiros (90,2%), alunos que não exerciam atividade remunerada (73,9%), que possuíam renda familiar superior a um salário mínimo (47,1%) e de religião católica (86,9%) e que 36,5% tiveram como motivo para ingestão de álcool, a influência dos amigos. A cerveja é o tipo de bebida mais consumida (47,9%) e as ocasiões onde há maior consumo de bebidas, foram citados festas e eventos (75,3%). Percebe-se a necessidade de sensibilizar para que haja uma análise na forma de consumo e conscientização sobre a fundamental importância de consumir com responsabilidade.