LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA COMO MÉTODO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A TÉCNICOS EM ENFERMAGEM
Relatoria:
ANALÚCIA OLIVEIRA BARBOSA
Autores:
  • Isabella Joyce Silva de Almeida
  • Firley Poliana da Silva Lúcio
  • Ana Márcia Tenório de Souza Cavlcanti
  • Bruna de Souza Buarque
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética, legislação e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: No contexto educacional relacionado à área da saúde, percebe-se que a Metodologia da Problematização surge como estratégia pedagógica de possível eficácia por propiciar uma aproximação do ensino com a realidade vivida nos serviços de saúde; Pode oportunizar o habilitar-se tecnicamente não apenas para identificar problemas, mas também para apontar propostas de superação dos mesmos avançando para além de um olhar curioso.¹ Objetivo: Apontar a melhoria das notas de alunos de uma instituição técnica em enfermagem, após o uso desse método. Método: O presente trabalho foi realizado em uma instituição de ensino técnico do município de Recife, entre o mês de 06 a 09 de 2014. Foram incluídos nessa ação, alunos regularmente matriculados na instituição. As ações aconteciam dentro da sala de aula, e o professor juntamente com os alunos, decidiam qual melhor forma de trabalhar os assuntos presentes na ementa da disciplina à luz da metodologia Freireana. As formas utilizadas eram diversas, tais como: peças teatrais, rodas de discussão, estudo de caso clínico. Resultado: Segundo os alunos o aprendizado sobre os temas tratados foi facilitado, o que refletiu em uma melhoria das notas. Discussão: A Metodologia da Problematização estimula a junção da prática com o ensino, onde os alunos são os responsáveis pela construção do seu conhecimento.¹ A autonomia para construir o conhecimento torna o aprendizado mais sólido isso é atestado nas médias das notas. Com ênfase no ensino técnico em enfermagem essa conduta torna-se extremamente relevante, visto que a formação desses profissionais requer uma compreensão mais aguçada da parte teórica, tendo em vista a redução de erros na assistência e excelência na prestação dos serviços técnico em enfermagem. Conclusão: O uso de métodos inovadores colabora com o processo de aprendizagem e o rendimento do aluno e isso reflete na formação de profissionais mais preparados para a prática. Além disso, acredita-se que a Metodologia da Problematização poderá auxiliar na superação dos problemas ainda existentes nas áreas da saúde e educação, assim como no educar e cuidar em Enfermagem.