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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
ESCUTA QUALIFICADO, UM DESAFIO HUMANÍSTICO PARA OS PROFISSIONAIS DO FUTURO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARCELO VICTOR FREITAS NASCIMENTO
Autores:
  • SARAH NILKECE MESQUITA ARAÚJO
  • SAMUEL OLIVEIRA DA VERA
  • MANOEL VICTOR COSTA SANTOS
  • GILSON NUNES DE SOUSA
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A sociedade brasileira tem atravessado colossais transformações no contexto do seu sistema de saúde. Desde a eclosão de marcos como a promulgação da Constituição Federal de 1988 que deu origem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a 8ª Conferência Nacional de Saúde, que colaborou para a formulação de princípios e diretrizes norteadores do referido sistema. Nessa temática, a escuta elaborada como forma de acolhimento vem se constituindo numa das ferramentas utilizadas para iniciar mudanças no processo de trabalho em saúde, com vistas a garantir o acesso a serviços de saúde humanizados, resolutivos, de qualidade com responsabilização coletiva dos trabalhadores com as necessidades de saúde dos usuários. OBJETIVO: Contribuir para que os discentes de Enfermagem compreendam a importância do acolhimento, demonstrando a humanização como uma forma de organização do fluxo do cuidado à saúde dos usuários que procuram a Unidade Básica de Saúde. METODOLOGIA: Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, relato de experiência, desenvolvido de fevereiro a março de 2015, onde discentes de Enfermagem executaram práticas sobre a estratégia escuta qualificada, onde o acolhimento torna-se uma forma de solidificação do vínculo e organização do fluxo do cuidado à saúde dos usuários que procuram a Unidade de Saúde. RESULTADOS E DISCURSÃO: A atividade propiciou aos estudantes o realce da importância do bem ouvir e acolher como habilidades seguradoras da relação que se estabelece entre o usuário e o profissional que o atende. CONCLUSÃO: A articulação do mecanismo de escuta contribui não só para o melhoramento do fluxo do cuidado e criação do vínculo com o usuário, como também, funciona como um liberador de tensões e estresses advindos da espera na fila. Pois o usuário sabe que terá sua necessidade ouvida e resolvida dentro das possibilidades do serviço.