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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
MUDANÇAS OCORRIDAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ROMPIMENTO COM OS MODELOS TRADICIONAIS DE ENSINO
Relatoria:
JESSICA RODRIGUES BRITO
Autores:
  • Kerma Márcia de Freitas
  • Ildernandes Vieira Alves
  • Antonia Luana Diógenes
  • Diego Alves Lima
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O ensino da enfermagem desde sua institucionalização vem enfrentando diversos desafios, dentre eles aparecem, o rompimento com está ótica de um cuidar desprovido do olhar crítico e reflexivo, embasado apenas na técnica. Escolas de enfermagem de todo o país procuram adotar medidas e repensar suas formas de ensino na tentativa de se adaptar ao que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais. Objetivou-se analisar a produção científica sobre as mudanças ocorridas na formação em enfermagem, no Brasil, entre os anos de 2011 a 2014. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, com abordagem qualitativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. A pesquisa foi realizada no período de agosto a outubro do ano 2014, na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, teve como critérios de inclusão: trabalhos publicados na íntegra, em língua portuguesa, em formato de artigo científicos, publicados no período de 2011 a 2014. Após os filtros restaram 23 estudos os quais foram analisados. Após leitura criteriosa obteve-se uma visão abrangente da temática mudanças na jornada evolutiva da graduação em enfermagem, sendo elas: a inclusão de disciplinas sociais; mudança do pensamento tecnicista para o holístico; participação da comunidade acadêmica; Instituições de Ensino Superior preparadas para acolher sujeitos diferenciados por gênero, cultura, religião, entre outros; rompimento com os modelos de rigidez e autoritarismo na formação; matriz curricular para se adaptar as exigências das novas diretrizes com a inclusão de disciplinas como a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Práticas Integrativas e Complementares, Saúde Ambiental, Teorias e Processo de Enfermagem, Saúde Mental, Ética, Liderança e Gerenciamento na Enfermagem; pesquisa e extensão saindo do polo centrado no professor para centralização da aprendizagem; cenários de estágio não são mais em sua totalidade na área hospitalar; e por último a dificuldade de muitos acadêmicos em entender as mudanças. O estudo em questão, mostrou como o ensino da enfermagem avançou ao longo dos anos, conseguiu abordar as novas faces do ensino, que procuram acompanhar as mudanças da sociedade e logo o aprimoramento necessário do cuidado que deve ser desenvolvido pelo aluno no decorrer de sua formação.