Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
ADOLESCENTES VIVENCIANDO O SER IDOSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JESSICA MARIA PALMEIRA DANTAS
Autores:
- José Adelmo da Silva Filho
- Mara Kilvya Nunes da Silva
- Wêdson Ferreira dos Santos
- Karla Rafaella Menezes Lonsing
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A população de idosos no Brasil vem crescendo com frequência nos dias atuais e essa nova fase é acompanhada por diversas modificações sociobiológicas que vão desde a lentidão nas atividades físicas, diminuição da massa óssea e muscular, dificuldades visuais e auditivas, até o isolamento social. Essa transição da nova fase da vida pode acarretar transtornos no relacionamento com pessoas jovens uma vez que no mundo desses jovens não existe espaço para a velhice. Sendo visto pelos adolescentes como uma pessoa sem expectativa de vida, inútil, irritantes e com fragilidades tornando-se apenas um incomodo uma vez que são ligados totalmente a incapacidade física e doença. OBJETIVO: Conhecer a percepção de estudantes adolescentes sobre a velhice. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência desenvolvido através de ação educativa realizado por acadêmicos de enfermagem da Universidade Regional do Cariri, membros do Projeto de Extensão Viver Bem na Melhor Idade na Escola Antônio Albuquerque do município de Iguatu-CE, no dia 06 de maio do ano de 2015, onde o público alvo foi cerca de 61 adolescentes que estavam cursando o ensino médio com faixa etária entre 15 e 16 anos de idade. A temática da terceira idade para os adolescentes foi abordada de forma dinâmica, trabalhando com esses adolescentes o tema sensações onde eles vivenciaram experiências de torna-se idoso, testando as limitações e dificuldades que surgem na velhice. Em outro momento consistiu em uma roda de conversa e com auxilio de vídeos foram exploradas as transformações da infância até a velhice. Ao final do encontro realizou-se uma dinâmica intitulada “Caixa preta” onde os adolescentes fizeram perguntas sobre os mais variados temas, desde o processo do envelhecimento, alterações fisiológicas, mitos, aspectos físicos, doenças, relações amorosas e afetivas. Logo após foi selecionada algumas perguntas procurando esclarecer as duvidas dos adolescentes. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Foi perceptível que as atividades desenvolvidas pelo projeto supracitado foram relevantes na vida desses adolescentes, assim possibilitando um maior conhecimento acerca da temática e proporcionando uma reflexão no publico abordado nas relações idoso-adolescente. CONCLUSÃO: O desenvolvimento desta ação educativa permitiu-se destacar a importância da relação e a necessidade de efetivar estratégias que viabilizem mudanças de valores compreensão em relação ao idoso e velhice pelos adolescentes e sociedade em geral.