LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
DIREITOS HUMANOS: PRÁTICAS DE DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Relatoria:
SANDRA MARINHO DE AZEVEDO SORAGE
Autores:
  • Rayane Monteiro de Lima
  • Zaíra Veríssimo de Aguiar
  • Myriam Carneiro de França
  • Suzy Desirée Lopes de Almeida Barão
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução: A educação em direitos humanos deve ser um elemento relevante para os discentes devendo ser integrada aos conteúdos, metodologias e formas de avaliação. Objetivo: Identificar a vivência de docentes de alguns cursos da área de saúde oferecidos por uma Instituição de Ensino Superior na cidade de João Pessoa-PB, acerca da abordagem do teor da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo, exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em abril de 2014, em uma instituição de ensino superior localizada na cidade de João Pessoa-PB. A amostra constituiu-se de 09 docentes dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Psicologia, considerando os critérios de inclusão: lecionar em cursos da área da saúde que tem mencionado no preâmbulo ou Disposições Preliminares dos seus códigos de ética a Declaração Universal dos Direitos Humanos e aceitar participar da pesquisa. Utilizou-se para coleta de dados uma entrevista semiestruturada. As informações coletadas foram transcritas na íntegra e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Pode-se observar a falta de conhecimento de alguns professores entrevistados acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos, como também sua importância, apesar de ser considerada essencial na formação dos alunos para o exercício profissional e cidadão. Além disso, os participantes da pesquisa não souberam afirmar com convicção se no seu código de ética profissional fazia menção à declaração universal dos direitos humanos, fato este surpreendente, tendo em vista que todo profissional deve ter embasamento do seu referido código. Conclusão: Espera-se contribuir para estimular reflexões dos docentes dos cursos da área da saúde e em especial da Enfermagem sobre a relevância do tema para a formação do futuro profissional, como uma habilidade a ser adquirida despertando a possibilidade de novas pesquisas sobre o tema em questão.