LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
A MONITORIA INSERIDA EM CENÁRIOS REAIS DE PRÁTICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO EM SALA DE MEDICAÇÃO
Relatoria:
IZAYONARA BARBOSA LIRA
Autores:
  • Linaianne dos Santos Marreiro
  • Daísy Vieira de Araujo
  • Fábia Barbosa de Andrade
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os projetos de ensino como a monitoria visam ofertar apoio pedagógico aos alunos a fim de aprofundar os conteúdos ministrados pelos professores. Para isto, o monitor desenvolve atividades acadêmicas em sala de aula, laboratório e cenários reais de práticas para os alunos, sob supervisão docente. Objetivo: O presente trabalho objetiva descrever a experiência de alunos do Curso de Enfermagem da FACISA/UFRN como monitores do componente de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por monitores do Curso de Enfermagem em cenários reais de práticas, particularmente, na sala de preparo de medicamentos do Hospital Regional Aluízio Bezerra, na cidade de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil, no período de 28 de abril a 28 de maio de 2015. Resultados: O monitor atuou junto ao docente na sala de preparo de medicamentos orientando os alunos na leitura dos prontuários, separação dos medicamentos, discussão sobre o fármaco (princípio ativo, vias de administração, ação, efeitos adversos), preparo do medicamento, descarte correto dos materiais utilizados, segurança e abordagem do paciente. Desse modo, foi possível construir relações de estreitamento entre a teoria e a prática, os alunos e os monitores se tornaram mais atuantes e participativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como os alunos aperfeiçoaram a abordagem ao paciente, sobretudo, no tocante à comunicação terapêutica. Conclusão: Destarte a importância da monitoria como atividade extra sala de aula para a evolução acadêmica do monitor e do aluno, bem como o estímulo à docência e o fortalecimento do vínculo docente-discente-comunidade.