LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
(DES)CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS(AS) DE ENFERMAGEM SOBRE HEPATITE B, C E D
Relatoria:
ANTONIA CLAUDIANA BATISTA DA SILVA MELO
Autores:
  • MARIA DO SOCORRO LEITE GALVÃO
  • JOSEANA ALVES DE MACEDO LIMA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: As hepatites virais B, C e D constituem um dos maiores problemas de saúde pública na atualidade em função de suas características epidemiológicas. A evolução silenciosa dessas doenças representa um dos mais importantes fatores de risco para pessoa que convive com o vírus e não sabe. Esse processo assintomático contribui a disseminação desses patógenos entre humanos. Objetivo: Discutir e analisar o (des)conhecimento dos graduandos de Enfermagem inseridos em uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Teresina(PI), sobre as hepatites B,C e D. Metodologia: trata-se de um estudo de campo qualitativo tendo a entrevista semiestruturada, gravada, como instrumento de coleta de dados e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa(CEP)do Instituto Camillo Filho(ICF)da cidade de Teresina(PI), Parecer Nº941.988-2014. Análise dos Resultados: os participantes que concordaram em assinar o termo de consentimento livre e esclarecido foram em número de 30 (trinta) sendo 29 nove do sexo feminino e 01 do sexo masculino. As discussões foram realizadas utilizando-se as seguintes categorias analíticas: conhecimento, diferença clínica e epidemiológica, os meios de transmissão considerados mais importantes; a fonte de infecção e a importância do estudo das hepatites B, C e D no contexto da enfermagem. Conclusão: observou-se que a maioria dos entrevistados tinham conhecimento dessa patologia adquirido durante a vida acadêmica. Alguns participantes já sabiam alguma informação através da mídia e dos casos ocorridos na família. Observou-se ainda que os entrevistados tiveram dificuldade na identificação das fontes de infecção, e na diferença clínica e epidemiológica das doenças em foco.