LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
AÇÕES DE PROMOÇÃO A SAÚDE RELACIONADO À BUSCA PELO CORPO PERFEITO POR JOVENS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JUNIOR CÉSAR LOPES MARÇAL
Autores:
  • Matheus Cavalcante Beserra de Morais
  • Nayane Batista de Melo
  • Antonia Rafaela Araújo da Silva
  • Roberta Peixoto Vieira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A imagem corporal é uma construção multidimensional que representa como os indivíduos pensam, sentem e se comportam a respeito de seus atributos físicos. A mesma exerce papel mediador em todas as coisas, desde a escolha de vestimentas, passando por preferências estéticas, até a habilidade de empatizar com as emoções dos outros. OBJETIVO: Relatar a experiência vivida por acadêmicos de enfermagem, durante ações educativas realizadas com jovens, sobre a busca pelo corpo perfeito. METODO: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de Enfermagem, membros do projeto de extensão Juventude e Saúde, da Universidade Regional do Cariri, campus Iguatu, realizado em dezembro de 2014, com estudantes do ensino médio da escola pública E.E.M Filgueiras Lima, da cidade de Iguatu – Ceará. Participaram da ação 45 jovens, com faixa etária entre 18 a 22 anos de idade. Durante a ação, foram abordados temas como:: influência da mídia da adolescência; Obesidade; Uso de anabolizantes; Alimentação saudável; Anorexia e bulimia. Para realização da ação foram utilizados recursos audiovisuais, associados a dinâmicas, panfletagem, juntamente com diálogo entre a equipe de acadêmicos atuantes no projeto e o público alvo. RESULTADOS: A partir das atividades desenvolvidas esperava – se obter dos jovens participantes respostas para as perguntas realizadas a partir de questões elaboradas. No entanto, foi observado durante o desenvolvimento das atividades de cunho educativo que alguns adolescentes não conseguiam assimilar o assunto tratado, com respostas vagas, demonstrando uma falta de interesse tanto nas respostas colocadas em questão, como na falta de indagações sobre a temática. Nesse sentido, o grupo de acadêmicos de enfermagem se deparou com a necessidade de desenvolver ações educativas mediante as necessidades do público alvo, uma vez que quando os adolescentes escolhem qual temática precisa ser discutida e é interessante para eles, a estratégia deixa de ser verticalizada e proporciona uma maior participação. Outro ponto a se questionar, é a construção de tecnologias educativas que proporcionem um maior envolvimento dos educandos com os educadores. CONCLUSÃO: Torna-se essencial repensar as práticas educativas por meio da avaliação de momentos como os que foram evidenciados no estudo, uma vez que possibilitará uma melhor adequação das atividades às necessidades da população.