Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COMO ALUNA-MONITORA DA DISCIPLINA FISIOLOGIA PARA ENFERMAGEM
Relatoria:
CAROLINA BEZERRA VALADARES
Autores:
- Regina Dulce da Silva Nolêto
- Vanessa Rodrigues da Silva
- Antônio Tiago da Silva Souza
- Roosely Cruz da Silva Machado
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria consiste em recurso pedagógico que promove a aproximação entre discentes e docentes e permite o aprofundamento, pelo aluno de graduação, dos conhecimentos teóricos e práticos pertinentes à determinada área científica. Objetivo: Relatar a experiência como aluna-monitora da disciplina de Fisiologia para Enfermagem durante os períodos letivos de 2014.2 e 2015.1, demonstrando sua relevância para a formação acadêmica do aluno e melhoria do ensino de graduação. Metodologia: O trabalho consiste em um relato de experiência vivenciado durante o exercício da atividade de monitoria da disciplina Fisiologia para Enfermagem, que integra a grade curricular dos alunos do 3º semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem da UFPI. A vivência ocorreu por meio do atendimento e orientação dos discentes, preparo e acompanhamento das aulas práticas e auxílio na aplicação de provas e correção de relatórios. Resultados: As atividades realizadas durante a monitoria aproximam o aluno de graduação da realidade docente e o familiarizam com o ambiente e as atividades cotidianas dentro do laboratório. A partir do atendimento aos discentes da disciplina, auxílio à aplicação e correção de testes, preparo e acompanhamento das aulas práticas, o aluno-monitor desenvolve habilidades técnico-científicas, aperfeiçoa seus conhecimentos teóricos e sua capacidade de comunicação. Conclusão: Através do estudo, percebe-se a monitoria como programa pedagógico de grande importância no ensino de graduação, visto que permite ao acadêmico o aprendizado e o desenvolvimento de ações atípicas aos alunos de graduação, contribuindo para o aperfeiçoamento das habilidades técnicas e a familiarização do aluno com o pensamento científico. Além de favorecer o dinamismo da disciplina, através da interação entre docente, discentes e aluno-monitor.