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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
CENÁRIOS VIRTUAIS ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA APOIO DA PRÁTICA CLÍNICA
Relatoria:
CAMILA PAMELA BACELAR BARBOSA
Autores:
  • Luiz Miguel Picelli Sanches
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) na Enfermagem, é uma estratégia pedagógica promissora e atraente. São ambientes que favorecem o processo de construção do conhecimento e interação entre alunos, professores e tutores, enriquecendo o compartilhamento de ideias e permitindo uma aprendizagem dinâmica e colaborativa. É possível ampliar o espaço físico da sala de aula como espaço de aprendizagem e as diferentes formas de interação, constituindo-se, assim, as redes de aprendizagem. O objetivo do trabalho é o desenvolvimento de um aplicativo através de tecnologias móveis para apoiar a prática clínica dos alunos de graduação em enfermagem, que executam aulas práticas em hospitais ou serviços de saúde. Trata-se de um estudo metodológico e descritivo, com aspectos quali-quantitativos. Foi elaborado uma revisão da literatura sobre o tema, levando seus principais pontos e questionamentos para a elaboração do protótipo. Em seguida foi realizado reuniões cientificas, para discutir assuntos pertinentes a elaboração do protótipo. A coleta de dados foi realizada com 30 estudantes do 4 ao 8 período da Universidade Federal de Pernambuco, do curso de enfermagem. A discussão do protocolo de uso da ferramenta para o aplicativo foi feita através de gravações dos áudios das reuniões com os alunos fazendo um backup através da aplicação de questionários com a mesma ideias das discursões. Tendo encerrado a coleta de dados, aconteceram reuniões para planejamento dos objetos de aprendizagem que incluem o roteiro e seleção dos temas, assim como a revisão bibliográfica e a elaboração de um protótipo do aplicativo. Após a finalização da pesquisa, contatou-se que os assuntos de maior dificuldade encontrado pelos alunos são: anamnese (ausculta do sistema respiratório, identificação dos focos cardíacos), curativos (tipos de curativos), administração de medicações (cálculo de medicações e as vias), paramentos dos sinais vitais, evoluções, termos técnico e diagnósticos de enfermagem. Tendo em vista todas essas dificuldades, os discentes sugeriram alguns requisitos para o aplicativo como :vídeos, imagens, textos e áudios. Os resultados da pesquisa intensificam a necessidade da aplicabilidade da informática na educação em enfermagem, permitindo que os professores e alunos utilizem as novas tecnologias em sua prática acadêmica, possibilitando uma melhor compreensão do conhecimento teórico-prático.