LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ALICERCE NA CONSTRUÇÃO DE UM PROFISIONAL OMNICIENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
CLAUDENISA MARA DE ARAÚJO VIEIRA
Autores:
  • Leânia Teixeira Alexandre
  • Nikaelly Pinheiro Mota
  • José Evaldo Gmes Júnior
  • Nuno Damácio de Carvalho Félix
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Sabe-se que a competência e a responsabilidade de transmitir o conhecimento adquirido, se mostram como habilidades complexas que necessitam de intensa doação para que possa alcançar seus verdadeiros anseios. Sendo assim, o acadêmico monitor necessita cada vez mais aprimorar seus conhecimentos acerca de sua disciplina, buscando constantemente uma compreensão mais completa no tocante ao assunto. Dessa forma, a relevância do trabalho em questão consiste na busca por elucidar acerca da importância da monitoria na formação de um profissional qualificado, demostrando a contribuição de tal prática na vivência profissional. Nesta perspectiva, teve-se como objetivo explanar a importância da monitoria acadêmica no estabelecimento de profissionais mais capacitados. Trata-se de estudo de caráter descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por uma acadêmica do curso de enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, sendo a mesma monitora da disciplina de Patologia Humana no período de 2014 a 2015, tendo como público alvo alunos do terceiro semestre de enfermagem. Na oportunidade foram desenvolvidas aulas semanais de acordo com a disponibilidade dos alunos, nas quais abordava-se o assunto já contemplado pelo professor sanando todas as dúvidas possíveis, além do desenvolvimento de aulas explicativas e discussão acerca do tema. Nota-se que lidar com os demais alunos sabendo impor e repassar com clareza o conhecimento prévio consiste em um desafio onde situações como nervosismo e timidez devem ser superadas. A priori, percebe-se que há uma descrença por parte dos estudantes no monitor, contudo à medida que se estabelece um momento dinâmico no qual o monitor demonstra seu comprometimento com a aprendizagem dos demais ganha-se a confiança e respeito de todos. São muitos os empecilhos encontrados, de forma especial a sobrecarga advinda de tal responsabilidade, porém os frutos também são concretos, prioritariamente quando se percebe que a monitoria foi imprescindível para o bom desempenho dos alunos. Diante do exposto, percebe-se que através da monitoria o estudante aprimora-se na finalidade de corresponder as expectativas impostas por si e por seus alunos. Sem dúvida alguma, ressalta-se que monitoria é uma vivência primordial e enriquecedora na formação de um profissional qualificado, onde o acadêmico pode superar muitos de seus medos reconhecendo-se como um instrumento facilitador no processo de aprendizagem.