Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
METODOLOGIAS ATIVAS PARA A EDUCAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ENFERMEIROS
Relatoria:
ALCIDES VIANA DE LIMA NETO
Autores:
- Bárbara Coeli Oliveira da Silva
- Naedja Nara de Araújo Neves
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: entende-se que o processo educativo deve considerar em seu contexto que o docente e o discente possuem papéis importantes. Para tanto, tornam-se necessárias à inserção, nas disciplinas da graduação, de metodologias diferenciadas que favoreçam a busca pelo conhecimento por parte dos discentes, tornando-os sujeitos ativos e participativos da construção do processo de ensino-aprendizado. O enfermeiro possui um conhecimento em atenção primária a respeito de todo processo de trabalho e pode contribuir com a formação médica. OBJETIVO: descrever a experiência de utilização de metodologias ativas na disciplina de atenção integral à saúde I no curso de medicina. METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo, realizado por meio de relato da experiência vivenciada no módulo de Atenção Integral à Saúde I (AIS I) ofertado à primeira série do curso de medicina da Universidade Potiguar (UnP). O módulo foi desenvolvido por meio de aulas teóricas em sala, teórico-práticas nos cenários de simulação da universidade e práticas nas unidades básicas de saúde (UBS) da rede conveniada. Trata-se de uma disciplina que apresenta em seu plano de ensino conteúdos de formação geral médica, em sua maioria, voltados para a inserção dos discentes no contexto da atenção primária à saúde (APS). A experiência ocorreu no período de agosto de 2014 a abril de 2015, totalizando duas turmas. RESULTADOS: Nas metodologias tradicionais, o educando, em algumas situações, é considerado um sujeito passivo. Com a reestruturação curricular dos cursos de medicina, houve a necessidade da inserção de disciplinas voltadas para uma formação crítica, reflexiva e que possibilite aos discentes a intervenção na realidade. A AIS I propõe-se a inserir o discente no contexto social, político e ético da APS. Para tanto, são desenvolvidas atividades como: construção de mapas conceituais, discussão em fóruns virtuais, team based learning (TBL), aulas teórico-práticas em grupo com a aplicação de casos clínicos, além da territorialização, construção de um projeto terapêutico singular e de um projeto de intervenção. CONCLUSÃO: o uso de metodologias que consideram o discente como o centro do processo de ensino-aprendizado torna-se importante para que ele responsabilize-se e busque pelo conhecimento. Nesse sentido, torna-se relevante a utilização dessas metodologias no contexto do ensino da APS, uma vez que a mesma possui uma realidade específica e diferente dos demais cenários.