LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
TRANSFORMAÇÕES DECORRENTES DO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MIKAELLE YSIS DA SILVA
Autores:
  • Juliany Moreira Ferreira
  • Anna Polianna Batista Ferreira Marques
  • Deiviane Lucio Fernandes
  • Riani Joyce de Neves Nobrega
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A adolescência pode ser compreendida como um período de transição entre a infância e a fase adulta, sendo marcada por inúmeros conflitos e por impulsos do desenvolvimento físico, mental, sexual e social, além de ser repleta de transformações físicas e biológicas. OBJETIVO: Esclarecer as transformações decorrentes desse período aos alunos do primeiro ano de uma instituição de ensino médio do município de Iguatu - CE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência. Sendo este realizado em uma instituição de ensino da rede pública do município de Iguatu-CE, no período de Março a Maio de 2015. Sendo os sujeitos do estudo 40 alunos do primeiro ano do ensino médio. Na instituição vigente foi realizada uma educação em saúde, tendo como temática principal adolescência e puberdade, englobando os diferentes aspectos que ocorrem durante este período, como também as alterações fisiológicas e hormonais, assim como as mudanças de papéis, ideias e atitudes. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Observou-se através dessa vivência que os adolescentes participantes da ação em questão possuíam certo grau de conhecimento prévio acerca da temática, porém de forma restrita e superficial. Na perspectiva de esclarecer as principais transformações decorrentes do período da adolescência, inicialmente foi abordado à temática por meio de uma discussão permeada por uma palestra, sendo abordado sobre os diferentes aspectos da adolescência, a puberdade, as principais alterações decorrente desse processo, os estágios de Tanner e as mudanças de papéis, ideias e atitudes. Posteriormente utilizou-se como estratégia uma dinâmica que consistia em perguntas que buscavam envolver os assuntos da temática em questão, sendo colocadas dentro de uma bexiga e esta era passada entre os adolescentes ao som de uma musica aleatória. Quando a música fosse pausada o aluno que estivesse com a bexiga teria que estourá-la e responder a pergunta, caso não soubesse está seria respondida por uma das acadêmicas palestrantes. Tendo a dinâmica como finalidade avaliar se houve a compreensão precisa e se os anseios foram eliminados. CONCLUSÃO: Portanto, através da realização dessa prática educativa, evidenciou-se um compartilhamento de saberes vivenciados pelos indivíduos envolvidos, sendo possível a construção de conhecimentos ao longo da discussão. O estudo pretende trazer contribuições para o ensino, à assistência e a pesquisa através das experiências vivenciadas.