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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
APRENDIZADO DO CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GYSLLAYNE FERNANDES DE SOUSA GONÇALVES
Autores:
  • MANOEL BORGES DA SILVA JÚNIOR
  • IASMIN SAMYA AIRES DE SOUSA
  • HIGOR KARDEK FIRMINO DA SILVA
  • ANNE KAROLLYNE DE FREITAS BONFIM FIGUEIREDO
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética, legislação e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A deontologia faz referência a um conjunto de deveres que o profissional deve adotar em sua prática profissional. O ensino da bioética, ética e legislação nos cursos de saúde, possibilita a introdução de conceitos, identificação da sua importância na tríade assistência, ensino e pesquisa e é essencial a prática profissional humanizada, autônoma e resolutiva. OBJETIVO: Relatar a experiência dos acadêmicos de um curso de graduação em enfermagem nas aulas da disciplina de bioética, ética e legislação para enfermagem sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivido pelos alunos V período da graduação em enfermagem nos dias 08, 16 e 22 de maio de 2015, no horário de 8 às 12 horas, nas dependências da Universidade Federal do Piauí, Campus Floriano, onde foi realizado uma roda de discussão guiada pela docente da disciplina de bioética, ética e legislação para enfermagem sobre o CEPE. A atividade proposta pela docente foi que os alunos trouxessem o CEPE impresso, para poder guiar uma discussão sobre o assunto dando exemplos da sua aplicação na prática de enfermagem e assim sair da didática de apenas decorar informações para as provas. RESULTADOS: No primeiro dia, notou-se a resistência da maioria dos alunos em colaborar com a atividade, por ser uma didática diferente da utilizada habitualmente pelos docentes da instituição. Neste dia apenas uma parcela da turma se sentiu à vontade para falar espontaneamente na discussão. No segundo dia, a participação dos alunos já foi mais expressiva de modo que a maioria da turma já tinha algum exemplo para dar na discussão do CEPE. O terceiro dia foi realizada a atividade avaliativa, que embora fosse uma prova convencional, não seria apenas uma avaliação teórica, mas sim, a consolidação de uma didática diferente e efetiva no aprendizado de um assunto tido como chato pelos próprios alunos da instituição. CONCLUSÃO: Diante da importância do CEPE na vida dos profissionais de enfermagem, o ensino dinâmico do CEPE oferece aos acadêmicos uma forma simples de compreendê-lo e aplicá-lo em sua prática profissional, deixando-os cientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades como profissional.