Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
O ENSINO E A PRÁTICA DA ÉTICA NA ENFERMAGEM
Relatoria:
MARINALVA MARIA DOS SANTOS
Autores:
- Regina Maria do Socorro Silva
- Priscila Diniz de Carvalho Martins
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética, legislação e trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Sabemos que um dos principais desafios da enfermagem brasileira é a formação de profissionais que lidem bem com questões éticas, por isso o presente artigo trás a tona a importância do ensino da ética na graduação, além de ver o ponto da realidade dos profissionais. O estudo em questão trata-se de uma revisão literária. O objetivo da revisão foi evidenciar e abordar a ética na qualificação e na realidade dos profissionais de enfermagem. Foram selecionados artigos das bases de dados LILACS e SCIELO que foram publicados nos entre os anos de 2009 a 2014, Sendo selecionados 16 artigos cujo título e artigo abordassem os temas éticos de formação e prática, após a leitura minuciosa e aplicados os critérios de inclusão, foram selecionados nove que serviram de base para o presente artigo. Os resultados foram divididos em dois eixos: A formação ética onde os artigos defendem a ética como ponto de importância para a formação de profissionais preparados para lidar com questões conflituosas que exigem pensamento crítico, reflexão e tomada de decisão e como ela tem sido inserida nos currículos acadêmicos. E o segundo eixo abordou a realidade profissional onde foram relatados alguns dilemas éticos vividos pelos profissionais. Concluímos afirmando que a ética no ambiente acadêmico deve abranger questões reais que possibilitem o diálogo entre professores e estudantes fazendo com que haja troca de conhecimento e experiências vividas, seja como disciplina isolada ou em conjunto com outras disciplinas ou através do ensino online. Dilemas e divergências sempre existirão, mas profissionais preparos lidaram melhor com essas situações, sendo assim é preciso continuar pesquisando sobre as melhores estratégias de ensino e os dilemas vividos no campo da ética estreitando o caminho entre a teoria e a realidade.