Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
APRENDIZADO SOBRE A DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ACÁSSIO FERREIRA DE HOLANDA
Autores:
- Acássio Ferreira de Holanda
- Mariana da Silva Campos
- Monaliza Ribeiro Mariano
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: No decorrer da graduação a monitoria está inserida como uma atividade de apoio aos processos de ensino e aprendizagem, bem como, a possibilidade de aquisição de conhecimento e preparação para a formação docente. Por este motivo, cada vez mais este tem sido estratégia utilizada nos cursos superiores. A monitoria é uma possibilidade de aprendizagem mais aprofundada do conteúdo da disciplina, assim como, uma forma de aprendizagem da prática pedagógica da função docente. OBJETIVO:relatar a monitoria acadêmica como forma de aprendizado sobre a docência. METODOLOGIA: Relato de experiência do período de fevereiro a novembro de 2014 da realização das práticas de monitoria na disciplina de Fundamentos de Enfermagem, em uma instituição de ensino superior. RESULTADOS:A monitoria é essencial para o processo de ensino- aprendizagem, pois envolve o trabalho em conjunto com professor, aluno e monitor. A mesma tem por finalidade estimular e capacitar os monitores para a prática de ensino, pesquisa, extensão, e ainda, iniciação à docência, proporcionando aos monitores aperfeiçoamento no conteúdo e prática na disciplina, e consequentemente, na sua formação profissional.Os monitores trabalham em parceria com os docentes, sendo agentes ativos do processo de ensino e aprendizagem, de modo a transmitir os conhecimentos anteriormente adquiridos, aos alunos da disciplina.O aluno, enquanto monitor, tem a possibilidade de desenvolver suas competências para exercer a função de futuro enfermeiro e possível docente, nos três âmbitos: conhecimento, habilidade e atitude.Essas competências são essenciais para a prática enquanto futuro docente, e são aprimoradas em sala de aula, no desenvolvimento de atividades junto com professor e aluno, em laboratório, na realização de simulações de situações práticas, e iniciando a pesquisa, na elaboração de trabalhos e participação em eventos, expondo sua experiência.CONCLUSÃO:Pode-se evidenciar durante as práticas, a importância do programa de monitoria, pois auxiliar outros acadêmicos, incentiva o monitor a buscar mais o conhecimento, aprimorar a destreza e permitir uma maior interação com os acadêmicos e professores vinculando o ensinar ao aprender. Neste sentido, a monitoria possibilita o aluno a alinhavar os três aspectos básicos do bom professor: o conhecimento técnico, teórico e a atitude.