Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
O CASO CLÍNICO COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
SUZY DESIRÉE ALMEIDA LOPES BARÃO
Autores:
- KARLA FERNANDES DE ALBUQUERQUE
- VERA LÚCIA DE ALMEIDA BECERRA PÉREZ
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução:O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem,operacionaliza suas atividades pedagógicas primando pela integração curricular.Para isso o seu PPC se desenvolve com elementos de integração do conhecimento,em todos os períodos do Curso.Um dos elementos de integração trabalhados é o caso clínico,este recurso metodológico induz o discente a uma ação-reflexão-ação na resolução dos problemas encontrados.Todos os períodos têm um caso clínico específico,construído no coletivo e avaliado pela coordenação,a fim de examinar se o mesmo contempla os conteúdos elencados no plano de curso,viabilizando destarte trabalhar a interdisciplinaridade,habilidades e competências pretensas ao enfermeiro egresso.Objetivo:Trata-se de um relato de experiência,cujo objetivo é descrever a dinâmica de utilização de casos clínicos no Curso de Enfermagem -UNIPÊ.Metodologia:No início de cada semestre apresenta-se aos discentes os casos clínicos a serem trabalhados no período letivo.Durante a apresentação dos respectivo casos realiza-se uma gincana,na qual divide-se a turma em dois grupos:A e B.A partir daí,são executadas as atividades com tempo pré-estabelecido.O grupo que concluir primeiro,receberá 1 ponto a ser agregado as atividades do semestre.O grupo vencedor é agraciado também com brindes.No que tange as atividades desenvolvidas durante a gincana,destacam-se:dramatizações dos cenários dos casos clínicas;identificação dos termos desconhecidos e pesquisa dos significados;Identificação da interdisciplinaridade correlacionada aos componentes curriculares do período em vigor e anteriores;Identificação dos dados psicossociais,clínicos e assistência de enfermagem e por último a elaboração de um plano de cuidados a partir dos problemas identificados (do P4 ao P6).Resultados:Pôde-se evidenciar uma participação ativa dos discentes em busca de soluções para as atividades,com espírito de equipe e capacidade de utilizar o raciocínio crítico.Considerações finais:Constatou-se que este tipo de metodologia utilizada no processo ensino-aprendizagem proporciona ao aluno mais autonomia,assimilação eficaz do conteúdo apresentado,além de habilidade de raciocínio clínico e tomada de decisão.