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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
ADMINISTRAÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS: DE CINCO PARA VINTE CINCO CERTOS
Relatoria:
FRANCIMAR SOUSA MARQUES
Autores:
  • Marttem Costa de Santana
  • Kleyan Martins de Aguiar
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Os medicamentos são utilizados para aliviar ou atenuar sintomas, combater a dor ou curar enfermidades. A tecnologia de preparo e administração de medicamentos está relacionada com a segurança direta do paciente. Erros na administração de medicamentos podem causar prejuízos, perdas e danos para os pacientes e familiares. Objetivou-se, Investigar, nas produções científicas, os cuidados essenciais no preparo e na administração segura de medicamentos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo revisão de literatura fundamentada em evidências científicas, com análise integrativa e sistematizada, disponíveis em bases dados: LILACS, BVS e SCIELO,os descritores utilizados são: Tecnologia Educacional,Erros de Medicação,Administração dos Cuidados ao Paciente. Para tanto, utilizou-se como critérios de inclusão artigos com texto completo em português que evidenciassem a temática em questão e indexado nas bases de dados entre os anos de 2000 a 2013. Analisou-se os dados apoiados na técnica de análise de conteúdo Bardin (2011). Revelou-se a categoria: Vinte e cinco Certos na Administração Segura de Medicamentos: Paciente certo; Medicamento/droga certo; Dose certa; Via certa; Horário/hora certo; Prescrição/prontuário certo; Compatibilidade medicamentosa certa; Aspecto do medicamento certo; Identificação do frasco certo; Local de armazenamento certo; Prazo de validade certo; Cálculo certo; Forma de dosagem certa; (Re)diluição certa; Equipamento certo; Abordagem certa; Procedimento certo; Rodízio local certo; Tempo de infusão certo; Direito de recusar o medicamento certo; Orientação certa; Ação/resposta certa; Assepsia/antissepsia certa; Descarte de equipamentos certo; Documentação/registro/anotação certa. A organização sistemática de vinte e cinco certos se configura como uma tecnologia educacional que está sendo utilizada durante os cursos técnicos e de graduação, bem como, para a educação continuada nas unidades de saúde. A adoção desta ferramenta educacional minimiza ou evita os erros de medicação.