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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
VIVÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA NA ESTRÁTEGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: EXPERIÊNCIA COM O MÉTODO BAMBU
Relatoria:
DÉBORA MORGANA SOARES OLIVEIRA DO Ó
Autores:
  • Camila Pâmela Bacelar Barbosa
  • Chardsonclesia Maria Correia da Silva Melo
  • Mirnna Thaís de Arruda
  • Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros.
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Um dos atributos da Atenção Primária é a centralidade da família como foco da atenção, sendo necessário conhecê-la em sua dinâmica e assisti-la em suas necessidades individuais e de grupo em interação. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem como proposta estabelecer um vínculo com a família, tornando-a mais autônoma e independente, contribuindo assim para a construção de sua cidadania. Visando estabilizar a ESF, a Política de Recursos Humanos debate a qualificação dos trabalhadores para a saúde coletiva. OBJETIVO: Relatar a experiência do estágio na ESF, na disciplina de Saúde Coletiva II para o curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de abordagem descritiva, pautando a vivência de acadêmicos de Enfermagem na ESF do Jardim Ipiranga, no município de Vitória de Santo Antão – PE, realizada de 18 a 29/05/2015. O Agente Comunitário de Saúde acompanhou todos os processos, desde o reconhecimento da área e de algumas famílias até a execução das atividades. As problemáticas do serviço foram observadas a partir do diálogo com a equipe, matriciamento e visitas domiciliares. Desta forma, através do método BAMBU, instrumento que visa à promoção da saúde de acordo com as potencialidades da população, foi traçado um plano de intervenções para o serviço e para os comunitários. RESULTADOS: O grupo elencou durante a territorialização e contato com a equipe de saúde da família, um fraco vínculo com a comunidade, que possibilitou o planejamento de atividades. Estas incluem a Educação em Saúde com as gestantes, que receberam positivamente a ação sobre o Aleitamento Materno, baseada em demonstrações práticas e esclarecimentos. Além disso, de acordo com as visitas domiciliares, o plano de intervenções através do Método BAMBU abordou temáticas pertinentes ao enfoque familiar, como a adesão ao tratamento de hipertensão, saúde do homem, alimentação saudável, divulgação de serviços sociais da rede, práticas integrativas e apoio psicossocial. CONCLUSÃO: O conhecimento acadêmico acerca do papel do Enfermeiro na Atenção Primária é de suma importância para a formação de profissionais aptos a atuarem em um serviço de alta complexidade. Desta forma, facilita-se a visualização dos condicionantes da saúde e dos processos sociais relevantes, bem como a valorização do vínculo com a comunidade fomentando estratégias para o fortalecimento do serviço.