Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORA ACADEMICA NA DISCIPLINA SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA
Relatoria:
KATIUSCIA MATOS COSTA CRUZ
Autores:
- Valdelize Elvas Pinheiro
- Janielle Brasil Marinho
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria é oferecida pela Universidade do Estado do Amazonas como forma de disponibilizar ao estudante a realização de um trabalho em conjunto com o professor e discentes, o que se torna relevante na consolidação da aprendizagem. Criado e regulamento há mais de uma década. Porém, um dos critérios de seleção para o exercício da monitoria, é que o candidato deve ter concluído a disciplina. O programa tem como finalidade proporcionar aos discentes dos cursos de graduação, vivencias e experiências nas atividades em sala de aula e extra sala auxiliando os professores no desenvolvimento da disciplina. Assim, é preciso que o monitor conheça o conteúdo programático da disciplina para poder contribuir com os discentes nas atividades que necessitam de seu auxilio. Objetivo: Descrever a contribuição do monitor para o ensino e aprendizado de acadêmicos, na Disciplina Saúde Mental e Psiquiatria, da Escola superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas. Metodologia: trata-se de um relato de experiência com base qualitativa. A atividade vivenciada ocorreu no período de Março a Junho de 2015, com aproximadamente 30 alunos do 7 período, do Curso de Graduação em Enfermagem, com carga horária teórica de 6 horas semanais e praticas de 15 horas semanas. Resultados: Diferentes atividades foram realizadas pela disciplina com a finalidade de aprimorar o conhecimento dos discentes. A priori foram formados grupos para realização de um trabalho sobre a história da saúde mental no Brasil e no Amazonas, o qual possibilitou avaliar o conhecimento dos alunos sobre a temática. Em sala de aula começaram a elaboração de grupos para seminários com o intuito de buscar conhecimento sobre as patologias mentais, em seguida houveram aulas sobre os aspectos éticos e legais, sistematização da assistência de pacientes com alterações de comportamento e tratamentos e técnicas utilizadas em enfermagem. É realizado uma avaliações institucional para verificar o conhecimento dos alunos em sala de aula. Dessa forma, obteve-se repercussão positiva por parte dos discentes no desempenho em práticas no hospital psiquiátrico Eduardo Ribeiro e nos CAPS onde realizamos as visitas para conhecer seu funcionamento.Conclusão: Com relação a aluna monitora, as experiências adquiridas no campo prático, foi um aprendizado jamais esquecido com a certeza de seguir na área de saúde mental e psiquiatria, pude prestar assistência e conhecer individuo com sofrimento mental.