Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
APRECIAÇÃO DO APRENDIZADO MÚTUO NO PROCESSO DE MONITORIA EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MIKAELLE YSIS DA SILVA
Autores:
- Lizandra Torres Lima
- Juliany Moreira Ferreira
- José Adelmo da Silva Filho
- Rosely Leyliane dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria pode ser entendida como atividade que facilita o processo de ensino-aprendizagem fortalecendo e integrado conhecimentos e saberes. Assim, no curso de graduação em Enfermagem possibilita aos acadêmicos um momento oportuno para o aprofundamento de conhecimentos além de poder suprimir dúvidas que são intrínsecas ao processo de aprendizagem. Sendo vista ainda como uma oportunidade para a formação docente do aluno, através da troca de saberes técnicos e pedagógicos entre o monitor, docente e demais discentes. OBJETIVO: Relatar a apreciação do aprendizado mútuo no processo de monitoria por uma acadêmica do curso de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência em que se utilizou como base as experiências vivenciadas pela monitora durante o seu percurso inicial, sendo este de Maio a Junho de 2015. RESULTADOS E DISCUSSÕES: É notório o resultado mútuo de conhecimentos no processo de monitoria haja visto este se faz benéfico tanto para os discentes que participam das atividades como para os monitores que as ministram, facilitando e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, compilando o aluno monitor no que se diz respeito à docência. Sendo relevante à apreciação por meio dos acadêmicos de enfermagem acerca da monitoria, tanto para os que se submeterem ao processo de seleção como também para os que participam das aulas ministradas por estes monitores, visto que é um momento onde eles têm uma possibilidade maior de repetição da explanação dos conteúdos e até mesmo das práticas exigidas. A monitoria configura-se como um forte fator para o crescimento pessoal e profissional do aluno monitor, bem como para a consolidação dos conhecimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir deste estudo, evidencia-se a apreciação do aprendizado mútuo na prática da monitoria em Enfermagem. Em que este atividade funciona como instrumento facilitador do ensino-aprendizagem, contribuindo para a articulação de saberes e cooperação mútua entre os sujeitos. Faz-se necessário o aprofundamento da temática com intuito de aprimorar, ainda mais, esta atividade complementar acadêmica já que esta é fundamental à formação de habilidades aos discentes.