Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
O PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS COMO FERRAMENTA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Relatoria:
TALLYS IURY DE ARAÚJO
Autores:
- Jakeline Sheilla Duarte Pereira
- Mycaelle da Silva Tavares
- Rayane Moreira de Alencar
- Woneska Rodrigues Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Surgido a partir de uma política elaborada em conjunto pelo Ministério da saúde e o da Educação, em 2007, o Programa Saúde nas Escolas surge como uma perspectiva de assistência integral para crianças e jovens de escolas públicas, realizadas pelas equipes de saúde da atenção básica. Sendo pautada em ações compartilhadas e que corresponsabilizam-se, ocorrendo a articulação entre as redes públicas de saúde, de educação e das redes sociais, através dos Grupos de Trabalho Intersetoriais, que abordam a esfera federal, estadual e municipal. OBJETIVO: Conhecer o papel desempenhado pelo programa saúde nas escolas para a promoção da saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática, de caráter qualitativo, realizada através da base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, em junho de 2015, utilizando os Decs-descritores em saúde: programa saúde na escola and promoção da saúde. Totalizando 30 publicações. Aplicaram-se os critérios de inclusão: pesquisas realizadas nos últimos cinco anos, disponível na íntegra na base de dados SCIELO e LILACS, na língua portuguesa, obtendo 14 artigos. Depois os critérios de exclusão: artigos não referente a temática abordada, revisões sistemáticas, estudos de casos, e artigos duplicados, restando apenas 5 artigos que foram analisados com base de reflexões críticas. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Abordados em três eixos: promoção e prevenção; educação permanente; avaliação clínica e psicossocial. Os eixos evidenciaram o privilégio de incorporar as práticas de saúde ao ambiente escolar, estabelecendo relações favoráveis ao debate sobre saúde, tornando possível identificar precocemente os fatores de risco, realizar a prevenção e a promoção, através de acompanhamento integral a criança ou jovem. A equipe que realiza a assistência na escola cabe as ações de caráter educativo á assistencial, tendo visto a população abordada em seu aspecto físico e psicossocial. CONCLUSÃO: Assim, incorporar as práticas de saúde no ambiente escolar, possibilita desde infância sensibilizar a população sobre os temas abordados, sendo capaz de transformá-los em multiplicadores do conhecimento passado. Realizar a promoção da saúde nas escolas é uma importante estratégia para se obter melhorias significativas em saúde. Devendo ser vista pelos profissionais, e principalmente pelos gestores com a relevância que possui.