LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
CINE DEBATE: UMA INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA DE COMBATE AS DROGAS NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
Relatoria:
CAMILA LIMA SILVA
Autores:
  • Ítala Keane Rodrigues Dias
  • Helyane Candido Pereira
  • Julia Mota Farias
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O combate ao uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas tem sido um dos principais desafios para a sociedade. Os adolescentes representam um público vulnerável a tais práticas, e são, portanto, prioridade para o desenvolvimento de ações educativas de caráter preventivo. O ambiente escolar representa um espaço privilegiado para a construção de debates que possam propiciar mudanças de conduta. Este estudo objetivou descrever uma intervenção socioeducativa de combate às drogas em uma instituição federal de ensino superior e técnico no município de Tauá - Ceará. A atividade, CINE DEBATE, foi realizada em novembro de 2014 através da exibição do filme “Bicho de sete cabeças” seguida pela palestra “Uso e abuso de drogas” ministrada por um servidor da instituição, ex-dependente químico. Para encerrar a ação, provocou-se debate entre os participantes e foi realizada avaliação escrita. Os participantes receberam um questionário contendo duas questões com respostas de múltipla escolha sobre a qualidade e o significado da atividade, e uma questão aberta para sugestões. Participaram vinte e um alunos, a maioria adolescentes, dos quais sete eram do sexo masculino e quatorze do sexo feminino. O filme além de retratar as situações abusivas do tratamento manicomial, aborda também as relações interpessoais entre o jovem e seus familiares e deste com outros jovens. O palestrante fez uma abordagem no sentido de sensibilizar os participantes sobre as repercussões do uso da droga na saúde, vida social e relações familiares, além de relatar, por meio da sua vivência, os desafios para superação da dependência química. Ao final da atividade, os alunos compartilharam vivências acerca da problemática. Na avaliação escrita, sete alunos avaliaram a atividade como ótima e três a consideraram boa. Quanto ao significado da atividade, sete mencionaram ser relevante e três a conceituaram interessante. A influência do cinema acompanhado de debate em torno de assuntos polêmicos traz contribuições para a formação da personalidade dos adolescentes, ganhando espaço no ambiente escolar como agente que interfere na sociedade ao ditar valores e costumes. O objetivo da atividade pôde ser contemplado, na medida em que foi proporcionado um momento de reflexão e discussão, estimulando os jovens presentes a se expressarem livremente, ao mesmo que se concretizou uma possibilidade de atividade escolar diferenciada favorecendo a construção do pensamento e ação crítica dos participantes.