Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
ELEMENTO FACILITADOR PARA PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARIA JOSE FARIAS DA COSTA
Autores:
- Jucivania Ferreira da Costa
- Victor Barbosa de Azevedo
- Ana Karine Laranjeira de Sá
- Silvana Cavalcanti dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O período da adolescência, entre 10 e 19 anos de idade, caracteriza-se por intenso crescimento e desenvolvimento. Nesse período, o adolescente pode dar início à sua vida sexual sem que esteja física e/ou psicologicamente preparado. Esta vulnerabilidade as Infecções Sexualmente Transmissíveis e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (IST/AIDS) provêm, muitas vezes da iniciação sexual precoce, sem a utilização de um método preventivo de modo frequente. Objetivos: Relatar uma prática educativa baseado em uma avaliação diagnóstico do conhecimento dos discentes sobre IST's e HIV/AIDS em uma instituição de ensino no Município de Pesqueira-PE. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, tendo como referencial a aplicação de uma avaliação diagnóstica para uma prática educativa no mês de março e abril de 2015 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco ? IFPE localizada na cidade de Pesqueira ? PE. Esta avaliação foi elaboradas de forma a contemplar os principais aspectos relativos ao conhecimento dos adolescentes sobre IST's e HIV/AIDS, a transmissão, as formas de prevenção e os principais suportes de apoio para atenção a pessoa com vida sexual ativa. Resultados: A aplicação da avaliação diagnóstica realizada no início de um processo de aprendizagem, teve a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista na epidemia do HIV. Diante as informações colhidas o nosso enfoque para ações preventivas tentou sensibilizar e empoderar os adolescentes quanto a relevância e os riscos que eles estão expostos se não se prevenirem contra as IST's e o HIV/AIDS. Conclusão: Logo antes da realização das práticas educativas o facilitador deve adequar-se a realidade do público alvo valorizando a cultura, a visão de mundo e a faixa etária a que se quer atingir, uma vez que o tipo de informação fornecido consiga intervir na vida dos sujeitos envolvidos.