Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
APRENDENDO A APRENDER A ENVELHECER: ESPAÇO DE VIVÊNCIAS E DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS
Relatoria:
ANA SANTANA DOS SANTOS OLIVEIRA
Autores:
- KAIO DAKSON DA SILVA
- CINTHIA NARA ALVES
- ERIKA MARIA FERNANDES DE MEDEIROS ROCHA
- REGINA FATIMA NOGUEIRA DE CARVALHO DIAS
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: O presente estudo apresenta um relato de experiência acerca de uma atividade extensionista desenvolvida pelos acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN – Campus Caicó-RN, junto aos idosos cadastrados nas Unidades de Saúde da área de abrangência do entorno da universidade. Objetiva relatar a experiência com o grupo de idosos “Aprendendo a aprender a envelhecer: espaço de vivências e diálogos intergeracionais” e mostrar a importância do grupo para envelhecimento ativo e uma melhor qualidade de vida dos idosos. METODOLOGIA: Trata-se de uma vivência enquanto acadêmica com o grupo de extensão de idosos do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do município de Caicó/RN, utilizando-se de métodos ativos como dinâmicas, conversas, atividades de lazer, danças, além de discussão de temas relevantes a saúde do idoso. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Resultou na troca de experiências e aprendizagens significativas nos encontros intergeracionais, permitindo a autopercepção do estudante sobre o envelhecimento, a compreensão da problemática na sociedade, a cooperação e a participação social, com vistas a estimular e promover um envelhecimento saudável e resgatar a cidadania do idoso e da criação de uma sene cultura. CONCLUSÃO: Conclui-se reconhecendo a importância do projeto em tela e das atividades realizadas para a formação do enfermeiro, além de que atividades deste cunho são espaços privilegiados para o estabelecimento de vínculos afetivos, interação social e principalmente para a promoção do envelhecimento ativo e saudável.