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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
CUIDADOS DE ENFERMAGEM A UMA RECÉM-NASCIDA COM BRONQUIOLITE E REFLUXO GASTROESOFÁGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
DANIELE BELTRÃO LUCENA DE FRANÇA
Autores:
  • SARA CIRNE PAES DE BARROS
  • KENYA DE LIMA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Ao inserir o discente no mundo do trabalho esse é instigado a resolução de problemas ao direcionar as ações assistenciais com o processo de enfermagem, durante a formação acadêmica, despertando nos mesmos o senso crítico-reflexivo. Portanto, cuidar de uma recém-nascida com refluxo gastroesofágico e bronquiolite, patologias que associadas podem desencadear alterações respiratórias sérias, exige do acadêmico atender além das demandas do binômio (Recém-nascido/família), desenvolver sua capacidade para tomada de decisão e aquisição de autonomia. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica, enfatizando a implementação do processo de enfermagem na assistência a uma recém nascida com bronquiolite aguda e refluxo gastroesofágico. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido na Clínica Pediátrica de um Hospital Escola, João Pessoa-PB, durante as atividades teórico-práticas realizadas no mês de março de 2014, da disciplina de Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente II. Para o relato foram utilizadas anotações do diário reflexivo, instrumento de coleta de dados utilizado na disciplina e fichas do prontuário da recém nascida. As atividades são vinculadas ao projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição, conforme protocolo 222/09, CAAE-0052.0.126.000-09. Resultados: Diante do contexto vivenciado destacam-se três momentos: Aproximação com o binômio: a compreensão do quadro clínico da recém nascida associada aos questionamentos advindos da coleta de dados, que funcionam como estimulantes para o desenvolvimento do processo de raciocínio diagnóstico. Foco das ações de enfermagem: Padrão respiratório prejudicado; Aleitamento materno eficaz; Apego do cuidador à criança comprometido; Higiene corporal prejudicada. Destaca-se inclusão da família no plano de cuidado, considerando a individualidade da mesma. Avaliação da assistência e do aprendizado: as ações de cuidado contribuíram no processo de recuperação da recém-nascida e despertaram sentimentos de corresponsabilidade e da importância do profissional no apoio a família e na busca de novos conhecimentos. Conclusão: A implementação do processo de enfermagem durante as atividades teórico-práticas contribuiu com nossa formação enquanto futuras profissionais da enfermagem, devido ter nos estimulado a buscar meios para suprir além das necessidades psicobiológicas, as necessidades psicossociais, inerentes ao binômio no processo assistencial.