Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DO MONITOR PARA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JOYCIMARA DA SILVA SALES DE MEDEIROS
Autores:
- Joycimara da Silva Sales de Medeiros
- Shirleíze Mariane Pereira Santos
- Daísy Vieira de Araújo
- Fábia Barbosa de Andrade
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação dos futuros enfermeiros por meio de metodologias ativas de ensino, articulação teoria e prática e simulação de situações reais do cotidiano do enfermeiro. OBJETIVO: O presente trabalho visa descrever a experiência de discentes do 6º. período, do curso de Enfermagem, como monitores do componente Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem vinculado à FACISA/UFRN. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de monitores no desenvolvimento do projeto de ensino intitulado “Educador e Educando: promovendo qualidade no ensino de enfermagem na FACISA/UFRN”. As atividades ocorreram no semestre 2015.1 para alunos regularmente matriculados no 4º. período. Para fundamentar este trabalho realizou-se pesquisa bibliográfica na busca de artigos sobre a monitoria e a formação acadêmica. RESULTADOS: As alunas monitoras tiveram uma carga horária de 12 horas semanais distribuídas em: planejamento das aulas demonstrativas e práticas com professores do componente; preparação do laboratório de habilidades para as aulas e provas práticas, assim como auxiliaram os professores nas provas; orientação dos discentes de acordo com cronograma e plano de curso do componente; participação na elaboração do plano de curso e nas atividades práticas ocorridas nos cenários reais. CONCLUSÃO: A importância da monitoria nas disciplinas do ensino superior excede o caráter de obtenção de um título, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do monitor, seja na contribuição dada aos alunos monitorados e na relação interpessoal de troca de conhecimentos entre docentes e discentes monitores. Diz respeito a uma ação extraclasse que busca resgatar as dificuldades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes de amenizá-las. Uma atividade como a monitoria propicia ao acadêmico a oportunidade de ser inserido na rotina da vida acadêmica.